Luzes no cabelo são a preferência da maioria das mulheres que querem um visual iluminado, mas sem radicalizar! Para quem está com medo de danificar os fios, desbotar o loiro ou ainda deixar as madeixas alaranjadas por conta do uso da escova progressiva, é importante saber mais sobre o assunto antes de se jogar em uma nova cor. O colorista Alê Crema, especialista em cabelos loiros, garante que dá para manter um cabelo alisado quimicamente e com luzes loiras perfeitas. Confira os detalhes!
Luzes ficam alaranjadas quando não atingem o grau certo de clareamento
De acordo com Alê Crema, especialista nos cuidados com os cabelos loiros, as luzes acabam ficando amareladas com o tempo por causa do grau de clareamento que não foi alcançado adequadamente. "Quando você faz luzes, tem que alcançar um alto grau de clareamento, deixar a mecha bem clarinha, quase branca, isso se a resistência do cabelo permitir. Se não clarear o suficiente, o tonalizante vai apenas disfarçar o amarelo que ficou, mas na hora que ele desbotar, vai voltar a ficar alaranjado", explicou o colorista.
Isso acontece porque a química do alisamento desgasta naturalmente a coloração e, principalmente, os fios descoloridos. As ferramentas de calor, como o secador e a chapinha, também desidratam o fio e oxidam a cor, tornando o tom alaranjado.
Reaplicar o tonalizante evita o efeito amarelado no cabelo com luzes e progressiva
Segundo Alê Crema, o cabelo com progressiva pode amarelar devido à alta temperatura da chapinha usada na hora do procedimento de alisar os fios. "O calor da chapinha faz desbotar o tonalizante que foi passado no cabelo. Por isso, o certo é primeiro aplicar o produto e depois de 15 dias, fazer a progressiva. Nesse tempo, ele vai desbotar, então vai ser preciso reaplicar o tonalizante", explicou o colorista. Para quem tem dúvidas quanto a ordem indicada para as duas técnicas, o profissional ressalta que é melhor fazer a escova progressiva primeiro, para depois aplicar a coloração.
Colorista indica as melhores técnicas e cuidados para evitar luzes alaranjadas
Para manter as luzes com a cor sempre intacta e fugir do aspecto amarelado, os cuidados em casa e no salão também são essenciais. De acordo com Alê Crema, as melhores técnicas são cauterização, hidratação e a selagem. Enquanto a primeira, também chamada de plástica dos fios, recupera cabelos secos e tingidos a base de queratina, vitaminas e proteínas, a segunda, devolve esse nutrientes de uma maneira mais sutil e pode ser feita em casa. Já o procedimento de selar as cutículas dos cabelos, feito com aminoácidos, é ideal para proteger e vedar as escamas dos fios, pois turbinam a hidratação. Outro cuidado indicado pelo colorista é o uso de shampoo roxo, que protege o cabelo do aspecto amarelado. "Lembrando que o shampoo roxo pode ressecar o cabelo, então, a dica é usar no máximo, de 15 em 15 dias", explicou Alê Crema.