Os cabelos crespos são mais sensíveis que outros tipos de madeixas e muitas vezes, para ajudar com o crescimento ou para combater o volume indesejado, muitas mulheres fazem relaxamento e alisamentos para conquistar fios menos rebeldes. Para quem quer mudar o visual, além de um corte afro para destacar os cachos , uma opção é colorir os cabelos, mas é preciso estar atenta para saber o que é liberado para o seu tipo de madeixas e o que vai conquistar o resultado desejado.
Casting Creme Gloss
Segundo especialistas, crespos devem ser coloridos com tonalizantes e tintas semi-permanentes
Apesar de divididos entre colorações semi-permanentes e tonalizantes – que agem superficialmente, a primeira, penetrando nas camadas superiores da fibra capilar, e a outra formando uma película sobre o fio - os cabeleireiros são unânimes em afirmar os fios crespos devem ficar longe de tintas permanentes. O profissional especialista em cachos, Almiro Nunes é do time dos que preferem uma química mais fraca para cuidar dos fios: "o cabelo crespo é fragilizado e com química ele fica ainda mais danificado. Os cachinhos são finos, pequenos e nascem achatados, e precisam de condicionamento. Para mudar a cor, o ideal é usar tonalizantes delicados, que interfiram o mínimo possível na saúde dos fios", contou.
O cabeleireiro afro Rômulo Marques prefere a versão semi-permanente, mas conta que é preciso analisar o estado das madeixas antes de se decidir por qual tipo de tinta usar: "muitas vezes, o desejo da cliente e a minha técnica precisam ser reavaliadas quando escolho o tipo de coloração. É preciso perceber o estado do cabelo. Crespos são mais secos e mais porosos do que os lisos, e normalmente uso coloração semi-permanente para manter alguma hidratação no cabelo", contou.
Tinta permanente é agressiva e pode causar incompatibilidade
A coloração permanente afeta mais os cabelos porque para ter um resultado duradouro, ela abre e cutícula do fio e deposita pigmentos artificiais no interior da escama. As consequências vão do aspecto ressecado, que tem mais chances de aparecer pelo formato das madeixas, a uma queda causada pela incompatibilidade entre as químicas, principalmente se for à base de hidróxido de sódio, que causa reações fortes quando combinado com o pigmento. Outro efeito colateral mais brando, mas que pode irritar as donas de madeixas crespas é o alisamento não programado dos fios, já que a amônia tira a forma dos fios, deixando-os sem definição e com aspecto esticado.
Retoque diferente para cabelos crespos
Rômulo ensina que o retoque nos crespos deve ser feito de modo diferente do dos lisos. Segundo o cabeleireiro, o ideal é, em vez de passar o produto na raiz, esperar alguns minutos e depois passar no resto das mechas, para quem tem cachos afro, o ideal é passar apenas na raiz e depois fazer banhos de brilho de houver necessidade. Isso acontece porque como as pontas do cabelo são porosas, as madeixas podem ficar com essa parte mais escura do que a raiz, com uma marca destacada na extensão dos fios.
Luzes, ombré e mechas californianas também precisam de cuidados?
As luzes precisam ser feitas com cautela e apenas em cabelos sem relaxamento e alisamento, porque o descolorante pode potencializar os danos: "não aconselho a fazer luzes se tiver outro tipo de química, a descoloração interfere muito no estado do fio", conta. Para quem tem madeixas naturais e tem medo de investir na tendência pela fragilidade da fibra capilar, é interessante fazer um teste de mecha, que dará uma noção do resultado final.
Crespos precisam mais de tratamento em casa do que no salão
Essa característica de se tornar poroso e ressecado pode se agravar mesmo com o uso de tonalizantes fracos, que conta Almiro, tem esse poder porque os pigmentos artificiais modificam a textura das madeixas independente de sua potência. Para o profissional, é importante um tratamento em casa, que consegue melhorar a saúde dos fios mais do que tratamentos em clínicas de beleza: "mais do que tratar no salão, cabelos crespos precisam ser tratados em casa, ter um acompanhamento diário. O que eu aconselho é passar uma máscara durante o banho. Não precisa de pausa, o tempo de terminar a chuveirada é o ideal para o creme agir".
Para quem deseja mudar a cor dos cabelos e ir para tons discretos ou até mesmo tonalidades "fantasia", Almiro aconselha a passar por um período de transição que vai liberar os fios das químicas e deixá-los mais fortes: "sempre aconselho a assumir os cachos, passando pelo processo de transição. É um período difícil, que exige um bom corte e outros truques, mas que vale a pena no final, porque vai permitir colorir e fazer outros tipos de tratamento proibidos para quem faz alisamentos e relaxamentos", explicou.
Matéria publicada em 07 de Abril de 2021, por Webedia.