É só chegar na casa dos 30 anos para perceber que muita coisa muda - e boa parte dessa mudança fica bem evidente na pele do rosto, colo e mãos. Isso acontece porque, a partir dessa idade, a queda na produção de colágeno logo começa a resultar em sinais como flacidez e linhas de expressão e, para que o aspecto jovem seja mantido por mais tempo, é preciso iniciar o tratamento certo o quanto antes.
Por sorte, boa parte dos problemas trazidos pelo envelhecimento da pele podem ser resolvidos com um bom creme anti-rugas e uma rotina bem específica de cuidados. Confira algumas dicas e previna-se!
1- Invista na limpeza da pele pelo menos duas vezes por dia
Se a limpeza profunda da pele não era feita com tanta dedicação até aqui, chegou a hora de desenvolver esse hábito de uma vez: começar a higienizar a face todos os dias de manhã e à noite é indispensável para quem já entrou na terceira década de vida e quer se proteger das marcas do tempo.
A verdade é que ao lavar o rosto com um sabonete específico para sua pele, você estará tirando todas as impurezas e excesso de oleosidade dos poros - fatores responsáveis por deixar a face com aspecto cansado e envelhecido - e, de quebra, estimulando seu metabolismo a renovar suas células diariamente.
2- Hidrate a pele do rosto e das mãos com frequência
Logo depois da limpeza, o segundo passo para manter a pele firme e iluminada por mais tempo é investir na hidratação. Nessa tarefa, cremes próprios para o rosto, mãos e corpo são mais do que bem-vindos por serem os responsáveis por repor a água que perdemos naturalmente pela transpiração.
Vale lembrar que uma pele ressecada é uma pele mais suscetível ao surgimento de rugas e descamações, por isso, nada de deixar esse passo de lado! Para um resultado completo, lembre-se de beber bastante água e reaplicar o creme hidratante nos locais do corpo mais expostos ao longo do dia.
3- Estimule a produção de colágeno com o creme anti-idade
Agora, se a culpa da perda de sustentação na pele se dá pela diminuição da presença de colágeno no organismo, um dos grandes segredos para a pele perfeita aos 30 anos é inserir cremes anti-rugas que estimulem a produção dessa proteína.
Assim, produtos que contenham ativos como ácido hialurônico, vitamina E, retinol e o próprio colágeno na composição farão todo o trabalho interno de hidratar o rosto, proteger as células e combater os radicais livres que já foram formados, suavizando a aparência enrugada e envelhecida.
Para potencializar ainda mais o efeito, o indicado é começar os cuidados usando cremes específicos para essa faixa etária na parte da manhã e à noite, aplicando o produto com massagens nos pontos estratégicos como bochechas, pescoço, testa e colo com movimentos circulares - isso fará com que os músculos e a circulação sanguínea sejam ativados e o creme seja totalmente absorvido pela pele.
4- Use protetor solar em todo o rosto e corpo
Por fim, outro hábito indispensável envolve a aplicação do protetor solar diariamente no rosto e corpo para evitar que os raios UV ativem a produção de radicais livres - molécula capaz de destruir as ligações de colágeno.
Para uma proteção efetiva, os produtos específicos para cada área são os encarregados de blindar a pele e, assim, deixá-la livre também das manchas solares, linhas de expressão, rugas e, é claro, o câncer de pele. O FPS ideal, no entanto, deve ser pensado de acordo com o seu tom de pele e o tempo que o corpo ficará exposto ao sol.
Matéria publicada em 18 de maio 2021, por Webedia.