A sensação de pele ressecada no frio é uma antiga conhecida das mulheres, mas o que muitas não sabem é que esse incômodo pode se transformar em rugas e linhas de expressão. Quem explica é a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, que alerta para o perigo da falta de cuidados com o rosto no inverno - confira!
Conheça quais fatores mais ressecam a pele no inverno
As baixas temperaturas do inverno influenciam, mas não são o único fator decisivo para que a pele fique mais ressecada. "O vento, o tempo seco e a baixa transpiração também aumentam o ressecamento", conta Dra. Jomara, que explica as consequências de todas essas agressões: "a pele fica com aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e, muitas vezes, descamando", diz.
O ressecamento da pele no frio pode ser responsável por causar rugas
Além do incômodo e da descamação, o ressecamento do inverno pode agravar o quadro das rugas. Segundo a dermatologista, a pele que está seca reúne uma série de características que prejudicam a aparência lisinha: "ela é sempre mais fina que as demais, possui menor elasticidade e perde água com grande facilidade para o meio externo. Além disso, a baixa quantidade de lipídeos interfere na nutrição e no poder de recuperação da pele", conta. Todos esses fatores resultam em um aparecimento mais precoce das rugas finas e das linhas de expressão: "nesse grupo elas costumam surgir mais cedo do que surgem nas pessoas de pele oleosa", completa.
Dermatologista ensina a melhor rotina de inverno contra o ressecamento
- Evite banhos demorados e muito quentes;
- Prefira sabonetes líquidos, já que eles possuem um pH mais próximo ao da pele, e evite o uso de buchas;
- Prefira os sabonetes com tecnologia syndet, que indica que eles não possuem detergente na formulação;
- Nunca use sabonetes antibacterianos porque ressecam ainda mais a pele, além de retirar a flora normal no corpo;
- Sempre utilize um bom creme hidratante logo após o banho. Essa é a melhor hora para ele ser absorvido, principalmente se o produto tem como característica evitar a perda de água transdérmica;
- Use um hidratante facial com filtro solar durante o dia e deixe o uso de ácidos para a noite;
- Use um tônico para equilibrar o pH da pele, retirar as impurezas e ainda acalmá-la e hidratá-la após um dia inteiro de agressões do meio ambiente.
Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.