Cortar o cabelo para eliminar pontas duplas e ressecadas é sempre um problema para as mulheres que não querem perder comprimento. Mas você já ouviu falar no corte bordado? Apesar de ser uma técnica capilar antiga, é agora que ela tem ganhado cada vez mais destaque nos salões de cabeleireiro por resolver o problema das pontinhas sem afetar o tamanho dos fios. Confira a matéria para saber mais detalhes!
Técnica remove pontas danificadas e ainda elimina o frizz
Lidar com pontas duplas, ressecadas e excesso de frizz está entre os maiores incômodos quando o assunto é cabelo. Na maioria das vezes, quando isso acontece, contar com a ajuda da tesoura acaba sendo a opção mais prática para se ver livre do problema; no entanto, quem está com o cabelo longo ou caminhando para o "projeto rapunzel" não fica nada satisfeita com o fato de perder comprimento.
Mas, felizmente, o corte bordado apareceu como uma opção para conciliar os dois lados: com uma técnica de cortar apenas os fios que destoam das mechas, ele consegue remover as pontas danificadas sem prejudicar o tamanho das madeixas. Além disso, para a alegria de quem sofre com o frizz, o método ainda é capaz de ajudar a eliminar os fios arrepiadinhos, deixando o cabelo com uma aparência mais saudável e bonita.
Saiba como fazer o corte bordado:
Por se tratar de uma técnica trabalhosa, quem não tem muita habilidade com cortes de cabelo deve recorrer a um profissional para evitar erros. Mas, para entender como funciona o processo, vale dar uma conferida no passo a passo!
1 - Comece com o cabelo seco para visualizar melhor onde estão as partes que precisam ser cortadas;
2 - Separe-o em seções, tomando o cuidado de deixar mechas bem fininhas em cada uma delas;
3 - Começando pela nuca, encaixe uma mecha no meio dos dedos e estique bem;
4 - Com uma tesoura específica (e bem afiada!), apare os fios que ficarem arrepiados na mecha esticada;
5 - Depois, enrole toda a mecha e corte os fiozinhos que continuarem para cima, destoando dos demais;
6 - Faça isso em todas as seções do cabelo, indo da nuca ao alto da cabeça;
7 - Seu corte bordado está pronto!
Não quer cortar nem mesmo as pontas do cabelo? Aposte em um bom leave-in para tratar!
Mas para quem ainda assim não quer cortar o cabelo, a dica para eliminar as pontas prejudicadas e controlar o frizz é intensificar a rotina de cuidados. Iniciar um cronograma capilar e reservar alguns dias para a umectação podem fazer toda a diferença; mas, além disso, também é importante escolher um leave-in que trate os fios durante a finalização.
As versões que prometem intenso poder reparador, por exemplo, são as mais indicadas para esses casos! Além de modelarem o cabelo da maneira desejada, ainda promovem um tratamento instantâneo que ajuda a uniformizar a fibra capilar.
Matéria publicada em 02 de março 2021, por Webedia.