Não é novidade para ninguém que no verão a atenção com a pele deve ser redobrada e quem tem pele madura, que já apresenta sinais da idade, deve ter algumas precauções extra. Além dos raios solares, que ficam mais fortes e causam danos maiores, o vento, o sal do mar e o cloro da piscina também são grandes vilões e devem ser combatidos com cuidados à altura. Confira!
Protetor solar é essencial para proteger dos raios solares e radicais livres
Usar um filtro solar de fator 30 ou superior é fundamental para todos os dias e todas as idades, mas nem sempre esse cuidado é seguido à risca. No caso das peles maduras, a falta do produto pode causar problemas mais graves, como o comprometimento de tratamentos anti-envelhecimento que, dependendo do produto, pode manchar ou sensibilizar a pele. Por isso, além de caprichar na aplicação para evitar queimaduras solares e o agravamento de rugas, manchas e flacidez, vale lembrar que o protetor solar é o aliado número um do seu creme anti-rugas. Outra dica é combinar o uso do filtro solar com antioxidantes, que atuam diretamente contra a ação dos radicais livres.
Uso de óculos de sol evita rugas ao redor dos olhos
Com o passar dos anos, inevitavelmente a pele vai perdendo a sua elasticidade e firmeza, por mais cuidados que se tenham. Assim, quem tem por costume fazer expressões faciais muito marcadas tende a apresentar as temidas rugas e linhas finas mais cedo e de modo mais evidente. As linhas causadas pelo gesto de semicerrar os olhos, que acontece bastante no verão por causa do sol forte, são um bom exemplo disso. Para evitar o seu aparecimento, ou que se aprofundem, aposte em usar sempre óculos de sol com proteção anti-UV e, se possível, invista também em chapéus de abas largas.
Reforçar a hidratação também é fundamental para a pele mais madura
No verão existem vários agentes que contribuem para o ressecamento da derme, o que é especialmente nocivo para quem tem uma pele madura. O sal do mar e o cloro da piscina, bem como o sol e o ar condicionado são vilões do equilíbrio de água e óleo na pele, o que pode deixá-la seca e consequentemente propícia à formação de rugas e flacidez, sendo por isso essencial mantê-la bem hidratada. A dica aqui é apostar nos cremes mais densos para o corpo e aplicá-los logo após o banho, que é quando a derme está mais receptiva aos produtos. Para o rosto, vale investir em hidratantes de toque leve e enriquecidos com vitamina E, para nutrir em profundidade sem pesar.