O protetor solar é feito para cuidar da nossa pele e evitar que ela sofra queimaduras e outros danos causados pelos raios UV, mas o que muita gente não sabe é que o próprio produto também necessita de cuidados para manter a sua eficácia. Expor o frasco ao calor excessivo e armazená-lo da forma errada pode causar alterações importantes no resultado final e por isso a cosmetologista Maria Inês Harris ensina o que fazer para manter a eficiência do seu filtro intacta.
Saiba como armazenar o protetor na praia
Segundo Maria Inês Harris, antes de chegarem às prateleiras os protetores passam por testes de instabilidade que simulam o que acontece na praia, onde as temperaturas são altas e há incisão de raios solares. Isso não quer dizer, porém, que o produto possa ser esquecido na areia durante o tempo de diversão: "expor o frasco a temperaturas muito altas por um longo tempo pode fazer o produto perder a potência e modificar sua estrutura", diz. A profissional explica que pode haver uma espécie de decantação, que separa as fases do produto e logo se nota a criação de pelotas ou a liberação de um óleo que antes estava misturado à fórmula. "Deixe o produto na bolsa embaixo do guarda-sol ou aproveite para guardá-lo junto com as embalagens térmicas que costumam ser levadas nesse tipo de passeio", aconselha.
Mantenha a tampa do protetor sempre fechada para evitar alterações
A cosmetologista chama atenção para o hábito que algumas pessoas têm de deixar a embalagem aberta por longos períodos de tempo e alerta: "com a tampa desse jeito os componentes voláteis vão evaporando e por isso pode haver mudanças de cheiro, além daquela mesma decantação que separa as fases do produto", conta. Outro perigo é acontecer uma cristalização devido ao ressecamento da fórmula: "isso é bem comum de ocorrer e pode ser notado quando o creme ganha uma textura parecida com areia", revela.
Cosmetologista ensina como guardar corretamente o frasco em casa
A regra geral de armazenamento de cosméticos, que pede sempre um lugar fresco e abrigado da luz, também vale para os protetores. "É uma formulação que aguenta muito mais calor do que qualquer maquiagem, mas para prolongar sua eficácia é bom que ele seja mantido junto com os outros produtos de beleza em uma temperatura amena", indica. Maria Inês Harris não encoraja algumas táticas extremas como guardar o produto em uma geladeira, já que o procedimento pode trazer mais males do que benefícios: "a temperatura deve gerar uma cristalização da fórmula e, como a tampa pode não estar totalmente vedada, ele ainda tem o risco de sofrer ressecamento", diz.