Antes de escolher o protetor solar ideal para a sua pele, é preciso entender para que servem aqueles números que vêm escritos na frente do rótulo e qual a eficácia de cada um deles. A diferença entre um produto de FPS muito alto e outro com menor fator pode realmente fazer diferença ou o segredo da proteção está em fazer uma aplicação correta? Saiba como garantir um rosto preservado dos danos solares e escolha o produto certo para você.
Entenda o que é FPS antes de escolher o ideal para você
A sigla FPS, que aparece no rótulo do produto sempre seguida de um número, significa Fator de Proteção Solar: "ele é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir vermelhidão na pele e está diretamente relacionado à exposição", explica a dermatologista Mariana Perisse, da Clínica TheSkin. Cada um desses valores, que no Brasil costumam ir de 15 a 60, foi alcançado através de testes que monitoravam a exposição da pele ao sol: cientistas detectaram a partir de quantos minutos sob radiação solar uma pessoa ficava vermelha e depois aplicavam o protetor para ver quanto tempo a mais essa mesma pessoa demoraria para começar a sentir os efeitos do sol. "Com um filtro solar de FPS 15 a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha", conta a profissional
Protetor solar de FPS 30 já oferece quase 100% de proteção
Mariana revela que um protetor solar com FPS 30 oferece quase 100% de proteção à pele: "segundo o FDA, órgão americano que fiscaliza alimentos e medicamentos, um FPS 30, aplicado corretamente, oferece quase 96% de proteção", diz. Como o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas, o tempo de bloqueio ao sol oferecido por esse produto já seria mais do que suficiente.
Entenda por que usar protetores com FPS maior pode ser uma boa escolha
Apesar da eficárcia do protetor com FPS 30, Mariana costuma indicar filtros solares com fator mais alto para seus clientes brancos e morenos: "o problema é que no Brasil o filtro ainda não é usado de forma correta, então um fator maior protege mais", diz. A dermatologista se refere à quantidade de produto aplicado no rosto, que na maioria das vezes não corresponde à necessária: "o ideal é cobrir completamente a superfície da pele, mas não é o que acontece. Em geral, as pessoas tendem a aplicar bem menos que o recomendado. Costumamos aconselhar para a face uma colher de café cheia como medida comparativa", indica.
Outra vantagem de usar um filtro solar com FPS acima de 30 está em aumentar o tempo de proteção da pele mesmo quando quando não há a possibilidade de reaplicar o produto depois de um tempo. Se o fator é mais alto, a pele aguentará um intervalo maior sem sofrer danos.
Matéria publicada em 15 de Fevereiro de 2021, por Webedia.