O que fazer antes de pintar o cabelo? Como escolher o tom certo? Precisa hidratar os fios? O que não faltam são dúvidas sobre a melhor maneira de cuidar das madeixas antes das luzes ou de radicalizar na mudança da cor.
Mas, se você precisa de respostas, pode ficar tranquila: nós do Beleza Extraordinária pedimos a ajuda do colorista Alê Crema para esclarecer quais são os cuidados e precauções indispensáveis na etapa pré-coloração. Agora, é só anotar as dicas do expert e acertar no novo visual!
1- Tenha certeza de que seu cabelo está saudável
Sabia que o resultado final da coloração tem tudo a ver com o estado do cabelo antes mesmo da química? É por isso que, de acordo com o especialista, o primeiro passo é saber se o cabelo está saudável e forte o suficiente para aguentar o processo.
Para evitar danos como o corte químico, ressecamento e outros probleminhas bem comuns, procure um colorista de confiança. "Quem indica esse diagnóstico é o profissional, e por isso ele deve ser consultado antes de tudo", aconselha Alê.
2- Aposte nas hidratações caseiras antes da coloração
Para recuperar a saúde dos fios ou mantê-los saudáveis, o maior conselho de Alê Crema é manter a rotina de hidratação caseira nos cabelos. Criar o hábito pelo menos um ou dois meses antes é indispensável para que a água seja reposta na fibra capilar e as madeixas não sofram tanto com a agressão das tinturas no dia da coloração.
Mas atenção: exagero nunca ajuda e, por isso, regule o cronograma de hidratação bem certinho. Se o intervalo entre as hidratações for menor do que uma semana, o cabelo pode saturar e causar o efeito rebote nos fios.
3- Procure alternar as hidratações com reconstruções e nutrições caseiras
E por falar em cronograma capilar, uma outra dica de ouro é montar um que seja personalizado para o seu tipo de fio - o que significa alternar a hidratação caseira com dias de reconstrução e nutrição nas madeixas.
A combinação desses três procedimentos irá garantir que as fibras e nutrientes perdidos pelo contato com a química não agridam os cabelos o tanto quanto poderiam se estivessem fragilizados.
Como fazer: para saber o jeito ideal de combinar os tratamentos no seu dia a dia (e escolher os produtos adequados), é só clicar aqui, responder algumas perguntinhas e seguir as instruções.
4- Se inspire nas tendências de coloração do momento para acertar na cor
Se a ideia é mudar os cabelos com segurança, nada melhor do que ficar de olho nas tendências do momento e se ver o máximo de fotos e informações sobre coloração, certo? Para isso, a dica do colorista Alê Crema é bem simples: explore a internet ao máximo!
"As clientes podem ser aproveitar para se inspirar nos sites especializados ou até nas redes sociais dos profissionais. Existem milhões de contas no Instagram que ajudam bastante a encontrar fotos para inspiração", indica.
Que tal dar uma olhadinha em alguns feeds bem inspiradores? Então clique aqui e aproveite!
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.