Uma das vantagens do loiro é a sua variedade de nuances. Mas, mesmo entre tantas possibilidades, as versões com fundo frio e acinzentado continuam como as queridinhas de muitas mulheres - tanto que, no Instagram, uma técnica que promete tirar o amarelado da cor já virou sensação.
Com o nome de Blurred Blonde - "loiro borrado", em tradução livre -, esse procedimento corrige a cor removendo os reflexos mais quentes e ainda esfuma a raiz para criar uma transição de tons mais natural nas madeixas. Ficou interessada? Conversamos com o hairstylist Alê Crema para te contar direitinho como funciona a técnica! Confira:
Tonalizante corrige a cor do loiro e entrega a nuance mais fria
O loiro com fundo acinzentado é o queridinho de quem quer atualizar o look deixando as madeixas mais claras. Por isso, para a alegria de quem acabou ficando com um tom mais dourado contra a vontade ou pintou com essa nuance e se arrependeu, a técnica conhecida como "Blurred Blonde" promete resolver o problema!
O hairstylist Alê Crema explica o sucesso do procedimento: "mesmo antes de receber esse nome, essa técnica já existia. É porque as clientes, geralmente, não costumam gostar do loiro amarelado; então, neutralizamos o tom para tirar o máximo possível do amarelo", conta.
Para conseguir esse efeito, o aliado é o tonalizante - que age logo após o descolorante para transformar os fios claros e dourados em uma versão mais fria. "Você vai deixar o pó descolorante agir até o cabelo ficar bem branquinho; depois, enxágua tudo no lavatório e vem com o tonalizante para apagar aquele loiro que estava manchado ou amarelado", esclarece o cabeleireiro.
Truque na raiz garante o degradê sutil no loiro
Mas o segredo do "Blurred Blonde" não para por aí: além de deixar o loiro com um fundo mais frio, ele também se destaca pela raiz mais escura - ou esfumada, como é chamada pelos cabeleireiros - que cria uma transição de tons bem sutil nos cabelos. "Para fazer isso, você passa um tonalizante e esfuma com um pente fino, puxando de dois a três dedinhos da raiz para que não fique nenhuma marca. É isso que vai criar o efeito em degradê", diz Alê Crema.
Depois, para separar essa parte do restante do comprimento que passará pela correção de cor, o segredo é pentear os fios na direção contrária ao crescimento: "você eriça alguns cabelos com o pente até a raiz, e no que sobrar você aplica o pó descolorante e segura com papel laminado", esclarece o cabeleireiro.
Confira o passo a passo da técnica:
Por se tratar de um procedimento bem detalhado, o ideal é procurar um cabeleireiro de confiança em vez de arriscar em casa. Mas, para que você tenha uma ideia de como funciona a técnica e já chegue no salão sabendo o que esperar, o hairstylist explicou o passo a passo completo da correção de cor com esfumado na raiz. Veja:
1 - Divida o cabelo em seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca;
2 - Escolha um tonalizante com 1 ou 2 tons acima da cor das pontas - e, começando pela parte da nuca, aplique na raiz até 1cm abaixo do comprimento;
3 - Repita esse procedimento em todas as demais seções;
4 - Aplicou em tudo? Então, volte para a seção da nuca com um pente fino e tire a marcação puxando o tonalizante mais alguns centímetros abaixo do comprimento.
5 - Deixe agir nos fios por alguns minutos e enxague por completo;
6 - Depois da técnica do esfumado, é hora de corrigir o tom das pontas! Para começar, seque os cabelos, divida em seções e comece a eriçar a raiz - ou seja, pentear na direção contrário ao crescimento. "Começando pela nuca, vá pegando mechinhas bem fininhas e fazendo esse movimento contrário com o pente", recomenda Alê.
7 - Faça isso em todas as seções do cabelo;
8 - Ao terminar, volte para a parte da nuca e aplique pó descolorante nas mechas que restaram e prenda com papel laminado;
9 - Mais uma vez, repita tudo isso em todas as seções;
10 - Deixe o descolorante agir até que o cabelo chegue no tom desejado;
11 - Feito isso, aplique um tonalizante para neutralizar os reflexos amarelados do cabelo e conseguir o tom acinzentado;
12 - Deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante;
13 - Agora, enxague abundantemente e hidrate os fios para que eles continuem bonitos e saudáveis depois da coloração.
14 - Pronto! O "Blurred Blonde" foi finalizado. Mas, para manter a cor em dia, Alê Crema reforça que é importante não abrir mão dos cuidados: "Hidratação uma vez por semana é fundamental. E para o amarelo não voltar, é sempre bom usar um shampoo roxo para matizar", diz.
Matéria publicada em 01 de Abril de 2021, por Webedia.