Não são só loiro e ruivo que têm diversos estilos e opções de cor. Apesar de os fios claros serem "a cara" do verão, quando as temperaturas caem, os castanhos reinam na cabeça das brasileiras. Entre as opções para repaginar o visual e os fios para o inverno, as opções são luzes e cores quentes para aquecer e suavizar os cabelos.
Luzes aquecem o visual no inverno
O colorista Carlos Godoy conta que as cores quentes vão comandar o inverno brasileiro: "dourado e acobreado são as cores da estação. São tons quentes que iluminam e têm tudo a ver com esta época do ano". Outras opções que estão em alta entre as moças de cabelos castanhos são os "puxados" para vermelho e chocolate.
Para quem quer experimentar a técnica das luzes, Carlos indica até três tonalidades para dar profundidade e textura nos fios com a base natural da cliente: "as nuances precisam ser escolhidas a partir da base da cliente. Para conseguir um efeito natural, aconselho a usar de um a dois tons mais claros. Mais que isso pode deixar as tonalidades muito marcadas e o efeito artificial", contou o colorista, dizendo que outro ponto a favor das luzes é a manutenção, que pode chegar a durar três meses, dependendo da qualidade da coloração escolhida.
Entre as opções de técnicas que ajudam a suavizar a expressão está as mechas californianas, estilo adotado pelas famosas nos últimos meses, ou luzes graduais, em loiros como o caramelo e o mel, que combinam com as mulheres de pele negra.
Tons quentes também valem para quem é fã da mesma cor da raiz às pontas
Quem não é fã de luzes, o investimento deve ser feito em cores que sejam puxadas para um tom quente para "esquentar" o visual, como as tonalidades de avelã e chocolate. As tonalidades mais escuras de cabelo devem ser adotadas com cautela pelas mulheres de pele pálida por pesar no visual, mas está liberado para as morenas e negras porque ressalta a beleza e o bronzeado da pele.
Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.