Sabe aquele pente de madeira que fica guardado no fundo da gaveta? Ele pode carregar muitos outros benefícios além de desembaraçar os fios mais rápido: evita o temido frizz, pode ser usado em todo tipo de cabelo e ainda não afeta o formato dos cachos. É por esses e muitos outros motivos que o acessório é um daqueles itens que vai passando de geração em geração. Confira 7 motivos para amar o seu!
1 - Tira os nós dos cabelos molhados de forma mais rápida
Uma das formas mais práticas de desembaraçar os fios é durante a lavagem no banho, quando as madeixas estão macias e sedosas. Para quem adora esse costume, a dica é apostar nos pentes de madeira com cerdas largas, ideais para tirar os nós. Mas o cuidado após o uso é importante: de acordo com a tricologista Viviane Coutinho, o ideal é que o acessório seja exclusivo e sempre higienizado. "No caso da madeira, a limpeza pode ser com água corrente e sabão. É importante que haja essa preocupação e manutenção, além de deixar secar direitinho para evitar o depósito de fungos", alertou a especialista.
2 - Não afeta a forma dos cachos
Uma das piores coisas para as crespas e cacheadas é quando os caracóis perdem sua forma. A melhor maneira de pentear esse tipo de cabelo também é no chuveiro e com o condicionador, já que ao passar o pente nas madeixas secas, o risco de criar nós é muito maior. De acordo com a tricologista Viviane, o pente de madeira desembaraça mais rápido os cabelos cacheados devido à ação antiestática, além de deixar os cachos mais modelados. A dica é usar um pente de cerdas largas sempre debaixo para cima dos cabelos. Isso vai garantir que os fios desembaracem sem quebrar ou desmanchar os cachinhos.
3 - Dentes mais finos beneficiam os fios lisos
Assim como as cacheadas, as donas de fios lisos também não querem perder o aspecto chapado das madeixas quando penteadas. Por isso, a dica é usar o pente de madeira feito com os dentes mais juntinhos, que ajudam a alisar as madeixas ainda mais. Para desembaraçar, primeiro use um pente de cerdas largas para depois pentear com os de cerdas finas.
4 - É ótimo em cabelos finos e couro cabeludo sensível
Cabelos finos naturalmente atraem mais eletricidade e, por isso, estão mais sujeitos a quebras e ao frizz. A madeira é capaz de neutralizar a estática, o que ajuda a evitar os indesejáveis fios para o alto. Outra vantagem é que as cerdas de madeira não costumam machucar e garantem uma sensação gostosa ao pentear, ideal para quem sofre com o couro cabeludo sensível. De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, o Dr Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, para esses casos é importante ficar atenta ao espaçamento dos dentes. "O pente ideal é com espaçamento entre os dentes de 0,4 a 0,5 cm", explica.
Já a tricologista Viviane Coutinho alerta: "O couro sensível é muito mais comum do que imaginamos, sendo assim, é indicado um cuidado maior. Podemos sim usar o pente de madeira, porém, com uma forma de escovação mais suave".
5 - Depois de um tempo, o pente de madeira terá as características de suas madeixas
Uma vantagem curiosa sobre o pente de madeira é que ao longo do uso, o material vai absorvendo pequenas quantidades de óleo natural dos fios, que voltam a nutrir as próprias madeixas. "Com o tempo cada pente fica com resíduos do seu usuário e pode ser até identificado como sendo daquele portador. Esta é uma característica que define o seu proprietário e pode ser um adicional para que se use sempre o mesmo pente", assegurou o tricologista.
6 - Ajuda a eliminar o frizz
O frizz é um dos maiores inimigos da beleza feminina. Mas segundo o tricologista Valcinir Bedin, os pentes de madeira podem ajudar a evitar os fios arrepiados que são bem comuns após os cabelos serem escovados com outros materiais. "Pentes de plástico ou de outro material sintético podem criar um campo eletro magnético e um evento chamado de eletricidade estática, onde temos cargas elétricas criadas pelo atrito que levam à repulsa dos fios, que é o frizz", explicou.
7 - Hidrata cabelos ressecados
Outro benefício da madeira é que ela é capaz de aumentar a circulação sanguínea, regulando assim a produção de sebo. Isso é outro benefício para as cacheadas ou donas de cabelos ressecados, já que o material ajuda a distribuir a oleosidade natural por todo o comprimento dos fios.