Que mulher não ama exibir uma pele impecável, livre de manchas e marcas de expressão? Para estar com o rosto perfeito, além de uma rotina de cuidados básicos, é muito importante investir em tratamentos específicos - desde os mais simples, que podem ser feitos em casa, aos procedimentos mais detalhados, que devem ser realizados por dermatologistas ou esteticistas. Esfoliação, creme reparador, peeling... O que não faltam são opções para quem quer deixar a pele ainda mais bonita. Confira!
Esfoliação
O tratamento de esfoliação serve para remover as impurezas e as células mortas da pele, deixando a sua superfície muito mais uniforme. Além disso tudo, o procedimento também diminuiu os sinais da idade por promover uma maior regeneração da pele.
Por ser uma técnica mais simples, pode ser feita em casa, mas é importante respeitar a frequência indicada para cada tipo de pele para garantir resultados positivos.
Aprenda: quem tem pele seca pode usar o esfoliante uma vez na semana ou a cada 15 dias, enquanto as donas de pele oleosa devem aumentar esse cuidado para até duas vezes na semana, para controlar a produção de sebo. As normais e mistas, por sua vez, podem fazer uma única esfoliação semanal.
Cremes reparadores e clareadores
Para se livrar de manchas e combater os sinais da idade, nada como adicionar um creme reparador à rotina de beleza. Além de ajudar a renovar a textura da pele, deixando o rosto muito mais luminoso, jovem e livre de áreas escurecidas, esse tipo de produto também conta com ativos que conseguem impedir que novas manchinhas apareçam ao longo do tempo - sendo assim, uma boa opção para quem quer apenas prevenir esses problemas.
Se você é do tipo que tem uma rotina corrida e não pode perder muito tempo com os cuidados diários, a boa notícia é que o tratamento com cremes reparadores é super rápido e sem mistério: basta espalhar o produto no rosto e massagear com a ponta dos dedos por 10 segundos depois da limpeza da manhã e da noite.
Peelings
Químico, físico ou a laser, o peeling é uma das melhores opções para renovar a pele e remover as manchas que comprometem sua aparência. Por se tratar de um procedimento mais detalhado e com aparelhos específicos, ele é do tipo que deve ser feito com dermatologistas ou em clínicas de estética.
Para descobrir qual das três versões é a ideal para você, a dica é observar o estado da pele e pensar no resultado que você espera.
O químico é feito com aplicação de ácidos e acelera o processo de renovação celular nas camadas mais profundas da pele; o físico usa substâncias abrasivas para fazer uma espécie de lixamento na superfície da derme e eliminar as células mortas; e o laser, como o nome indica, usa as emissões de luz para promover um tratamento rápido e preciso no rosto.
Limpeza de pele
A limpeza de pele é o tratamento perfeito para deixar o rosto livre de acne e ainda ajudar a amenizar as marcas de expressão. Normalmente, ela passa por sete etapas - higienizar, vaporizar, extrair os cravos, limpar o rosto, esfoliar, reequilibrar e hidratar - e garante resultados eficazes a longo prazo.
Embora muita gente prefira recorrer a dermatologistas e esteticistas para fazer esse tipo de procedimento, a boa notícia para quem prefere organizar seus próprios cuidados é que a limpeza também pode ser feita por você mesma em casa, desde que você siga o passo a passo correto de cada etapa - como é ensinado detalhadamente aqui.
Microagulhamento
Através de perfurações mínimas na pele, essa técnica consegue estimular a produção de colágeno - atenuando, assim, os sinais da idade e diminuindo os poros. Por não se tratar de um procedimento muito agressivo, pode ser feito mensalmente com profissionais de estética ou dermatologistas para garantir um resultado mais rápido; no entanto, é preciso não descuidar da proteção solar para evitar problemas na pele.
Emissão de laser
Quer eliminar as manchas profundas de maneira mais rápida? Então, a melhor opção é recorrer à emissão de laser. Feito com um aparelho que emite luz nas camadas mais profundas da epiderme, esse procedimento é super eficaz por estimular a produção de colágeno e renovar a derme.
A técnica pode ser feita por dermatologistas ou em clínicas de estética, mas, caso a segunda opção seja a escolhida, é muito importante procurar um médico para que ele avalie e prepare a pele. Depois do procedimento, a dica é aplicar protetor solar todos os dias, caprichar na hidratação e fazer limpeza com produtos calmantes, como a água micelar.
Matéria publicada em 29 de junho de 2021, por Webedia.