Você sabia que um dos maiores segredos para evitar o envelhecimento precoce é a esfoliação? Além de ser responsável pela eliminação de células mortas e desobstrução dos poros, o procedimento também conta com a vantagem de ajudar a estimular a produção de colágeno - proteína que garante mais firmeza à cútis - e atenuar as desagradáveis marcas de expressão que vêm junto com o avanço da idade. Confira mais detalhes!
Esfoliação garante vitalidade e maior regeneração da pele
Na hora de organizar a rotina de cuidados da pele, muita gente acaba esquecendo de adicionar um tratamento indispensável para quem não quer sofrer com os sinais da idade: a esfoliação. Além de ajudar a promover uma limpeza mais profunda - retirando as impurezas do dia a dia, as células mortas e amenizando os cravos e espinhas -, o procedimento também ajuda no rejuvenescimento da cútis.
Por ajudar na eliminação de manchas e amenizar os sinais da idade com suas microesferas esfoliantes, esses produtos podem ser considerados verdadeiros aliados daquelas que querem exibir um rosto luminoso, com superfície uniforme, aparência jovem e cheio de vitalidade. Porém, para não correr o risco de sofrer com um efeito rebote, é preciso considerar a frequência correta para cada tipo de pele: para as mais secas, o ideal é fazer o procedimento uma vez na semana ou a cada 15 dias; para as oleosas, a recomendação é aumentar esse cuidado para até duas vezes na semana, dependendo da produção de sebo; já para as normais e mistas, uma única vez em um espaço de 7 dias já garante bons resultados.
Além disso, na hora da aplicação - que deve ser feita com a pele limpa e úmida -, outra dica importante é aplicar o produto fazendo movimentos leves e circulares até que o rosto seque. Esse procedimento é indispensável para facilitar a remoção das células mortas, ajudar na produção de colágeno e, consequentemente, suavizar as marcas de expressão.
Creme anti-idade também deve fazer parte da rotina
Para aproveitar ainda mais os benefícios da esfoliação, também é muito importante começar a usar um creme anti-idade a partir dos 35 anos - época em que as lesões celulares começam a deixar seus primeiros sinais.
Na hora de escolher o produto ideal, além de focar nos que são específicos para a sua idade, o segredo para não errar é priorizar os que contam com propriedades antioxidantes por amenizarem as alterações causadas pelos radicais livres e auxiliarem na produção de colágeno e elastina. Já para a aplicação, a dica é repetir os mesmos movimentos circulares feitos na esfoliação, mas começando na área abaixo dos olhos e indo em direção ao maxilar.
Matéria publicada em 22 de Março de 2021, por Webedia.