Seja um penteado de noiva solto, preso em coque, com ou sem véu... o importante é que ele esteja perfeito no dia do casamento, né? E para chegar no grande dia sem nenhuma preocupação com o resultado final, é preciso entender o que deve ou não deve ser feito nas madeixas na véspera da cerimônia!
Para dar uma ajudinha, listamos os 6 erros mais comuns - e que devem ser evitados pelas noivinhas - quando o assunto é cabelo. De quebra, aproveite para anotar as dicas da maquiadora e cabeleireira Priscila Faria e arrase no visual!
1- Fazer a escova progressiva poucos dias antes da festa
Se você sempre foi adepta da progressiva e precisa retocar a química nos fios, o conselho é planejar a escova com antecedência - pelo menos 2 meses antes da data do casamento. Segundo a cabeleireira Priscila Faria, esse intervalo de segurança é necessário porque a química afina bastante os fios, deixando eles mais difíceis para modelagem ou estilização messy, por exemplo.
E atenção: é bom lembrar que a dica dos 2 meses de antecedência para qualquer tipo de química também evita que problemas como corte químico, fios elásticos ou uma reação alérgica acabe detonando o fios no dia do evento. Melhor prevenir, né?
2- Errar o procedimento na lavagem dos cabelos pré-penteado
A lavagem dos fios antes de um penteado deve ser feita com uma atenção especial, viu? Priscila destaca que, na prática, cada tipo de cabelo tem um passo a passo ideal.
"Quem tem cabelos lisos e oleosos, sugiro que lave o cabelo somente com shampoo, repetindo o processo por duas vezes, sem passar condicionador. Já para as clientes de fio grosso ou cabelo ondulado, peço que lavem somente com shampoo, fazendo o processo uma única vez. Por fim, clientes com cabelo crespo ou cacheado devem apenas passar o condicionador do meio pra ponta, enxaguando bem, sem deixar nenhum resíduo", explica a cabeleireira.
3- Arriscar uma mudança radical nos fios (sem estar certa disso)
Mudar é sempre ótimo para a autoestima, mas para arriscar um novo visual perto do casamento é preciso estar 100% certa da decisão! Se a mudança for feita no grande dia, por exemplo, alguns riscos entram na jogada (como não alcançar o tom desejado ou não gostar tanto do resultado do corte) e, por isso, vale a pena planejar com antecedência.
4- Não testar o penteado com antecedência
Ver um penteado na foto da inspiração é bem diferente de vê-lo nos seus cabelos, né? E é exatamente por isso que testar o penteado é um ponto fundamental para o look da noiva!
"O teste de penteado e maquiagem para noivas é feito a partir de um mês de antecedência do casamento, porque assim a noiva já tem mais certeza do que quer, e pode ser mais assertiva em sua decisão", aconselha Priscila.
5- Tomar banho de mar ou piscina na semana do casamento
Já reparou como os cabelos ganham uma textura diferente depois de entrar em contato com a água do mar ou de piscina? Nem sempre a reação do sal e cloro passa rapidamente, e para manter a integridade dos fios, o ideal é evitar praias e clubes antes do casório.
De todo jeito, se você não abre mão do passeio, existem algumas maneiras para amenizar o impacto desses agentes externos nos cabelos. Clique aqui e veja como!
6- Ignorar os cuidados do cronograma capilar meses antes
O penteado de noiva perfeito deve ser feito com cabelos saudáveis - e é por esse motivo que o cronograma capilar deve ser feito religiosamente por cerca de 3 meses antes da data marcada para o casamento.
Só um cabelo realmente hidratado, nutrido e reconstruído conseguirá permanecer brilhoso mesmo depois do uso de babyliss, prancha, secador e spray fixador, né?
Dica: mesmo apostando no cronograma capilar, nada de ignorar os cuidados pré-penteado, viu? Sempre será necessário apostar no leave-in com protetor térmico antes de usar qualquer ferramenta de calor. Ele irá proteger os fios, deixar as madeixas bem soltinhas e garantir um penteado impecável.
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.