A coroa de flores nunca esteve tão em moda e hoje ela é um dos acessórios favoritos para adornar os fios em ocasiões tão diferentes quanto casamentos, festivais de música e editoriais de moda. Mas não é de hoje que as flores nos cabelos chamam atenção do público feminino: ao longo dos tempos, este complemento apareceu nos looks de mulheres poderosas e icônicas, como Frida Kahlo, Jean Shrimpton e Kate Moss, marcando gerações. Os estilos vão dos mais extravagantes aos mais delicados e continuam causando alguma polêmica - confira alguns marcos da coroa de flores ao longo da história!
Das antigas civilizações à vida boêmia campestre de Maria Antonieta
Desde a clássica Ofélia, na obra "Hamlet" de Shakespere, que não só adornava os fios com flores mas sabia tudo sobre a sua linguagem, que o acessório em formato de coroa se tornou inspiração. Antes dela, o adorno era apenas mencionado com relação à vida pagã das antigas civilizações, ou como acessório no teatro grego. Cheias de significado, eram consideradas no mundo ocidental como um símbolo da vida boêmia no campo, trazida à moda da época pela eterna arquiduquesa Maria Antonieta; e parte das vestes tradicionais em lugares como a Rússia e o Havaí. Mais tarde, no século XX, foi Frida Khalo quem assumiu a coroa de flores colorida e volumosa como símbolo de estilo, numa imagem que hoje representa a força e poder femininos.
Com o movimento hippie, as supermodelos dos anos 60, 70 e 80 trouxeram o acessório para a moda
Mais tarde, na sociedade pós-guerra, o movimento hippie trouxe de volta as coroas de flores e elas se tornaram marco da época. Ícones como Jean Shrimpton, Jane Birkin e Kate Moss são algumas das referências que marcaram o uso do acessório em editoriais de moda e desfiles ao longo das décadas, começando a tendência que tem sido revisitada até os dias de hoje.
Nos dias de hoje, a coroa de flores é queridinha de estrelas pop com Beyoncé e Lana del Rey
Recentemente, o acessório voltou a ser tendência no mundo da música, tendo surgido em inúmeras variações em vídeos de cantoras como Lana del Rey, Beyoncé e Lorde. Muitas outras também aderiram ao visual, reavivando o estilo em festivais como Coachella e Glastonbury. A coroa de flores também tem aparecido reinterpretada de inúmeras formas no mundo da moda, tanto em editoriais de revistas de renome quanto nas passarelas por designers como Dolce & Gabbana e Naeem Khan e já é favorita para decorar os fios das noivas em versões super ousadas e coloridas.