A celulite é uma daquelas questões que quase todas as mulheres têm, mas, ainda assim, causa muito incômodo para a maior parte. Os furinhos na pele começam a aparecer desde a adolescência e são mais comuns em locais com mais gordura, como o bumbum, as coxas e a barriga. Em maior ou menor quantidade, elas são muito comuns.
Mesmo assim, muitas pessoas consideram a celulite um problema. Para evitá-las, porém, é importante entender porque elas aparecem. Você sabe quais são as principais causas da celulite? Para te ajudar a lidar com os furinhos, a gente conta o que é responsável pelo o aparecimento da celulite e como evitar o problema.
Antes de entender as causas da celulite, você precisa saber o que ela é
O nome técnico da celulite é lipodistrofia ginóide e ela é, simplesmente, um acúmulo de gordura que acontece sob a pele e gera “furinhos”, que podem ser mais superficiais ou profundos. A boa notícia é que ela é apenas estética e não provoca nenhum problema grave.
A celulite atinge aproximadamente 95% das mulheres na fase reprodutiva e é causada por alterações no tecido adiposo e na microcirculação linfática dos vasos sanguíneos, o que provoca um endurecimento do tecido. Confira, aqui embaixo, 5 causas da celulite.
1. Fatores hereditários
Um dos principais fatores que podem provocar o surgimento da celulite é a hereditariedade, o que significa que o problema é transmitido pela genética. Ou seja, se a sua mãe ou avós têm celulite, é muito provável que você também vá desenvolvê-la em algum momento.
2. Problemas circulatórios
Os problemas circulatórios também podem ser uma das causas da celulite na pele. Isso porque, quando o sangue não circula normalmente, a drenagem das toxinas fica comprometida e o líquido entre as células fica mais viscoso. Assim, a chance de aparecer celulite é maior.
3. Má alimentação
Outras causas da celulite muito comuns são a má alimentação - especialmente em dietas ricas em gordura - e o tabagismo. Além disso, o excesso de açúcar e carboidrato na nutrição provoca pequenas inflamações no tecido, que podem gerar celulite.
4. Sedentarismo
A falta de exercícios físicos também pode aumentar a chance de desenvolver celulite. Isso porque o sedentarismo contribui para o acúmulo de toxinas no corpo que, assim como nos problemas circulatórios, provocam os indesejados furinhos no corpo.
5. Alterações hormonais
Sabia que algumas alterações hormonais podem ser a causa das suas celulites? Níveis altos de estrogênio podem causar disfunções no organismo que aumentam o surgimento dos furinhos. Em alguns casos, essa elevação hormonal pode ser provocada pelo uso da pílula anticoncepcional.
Como evitar o surgimento da celulite?
Para evitar o surgimento ou agravamento da celulite, o ideal é evitar hábitos que podem intensificar o aparecimento dos furinhos. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios regularmente e reduzir o consumo de álcool e cigarros.
Além disso, é fundamental tratar problemas circulatórios e desequilíbrios hormonais. Para reduzir a aparência das celulites já existentes, consulte-se com seu dermatologista. Ele será capaz de indicar os produtos ou procedimentos mais adequados.
Matéria publicada em 06 de Abril de 2021, por Webedia.