Alguns cuidados de beleza perpetuam-se por gerações. Nos anos 1980, a febre entre as mulheres era chamada de "banho de vela" e recentemente o tratamento capilar voltou a aparecer entre a lista dos itens mais pedidos nos salões, nomeado como "velaterapia". Mulheres com cabelos fracos, porosos e cheios de pontas duplas podem se aliar à novidade.
Processo prático de uma hora e meia
Com uma vela acesa e uma tesoura bem afiada, o profissional enrola mechas médias e aproxima a chama da vela ao longo de todo o fio. Todas as pontinhas duplas - não alcançadas pela tesoura - serão queimadas e a fibra de queratina selará cada um dos fios que entrarem em contato com o calor, de forma que cauterize as pontas duplas e feche as cutículas do cabelo.
As pontas duplas, agora mais visíveis, são cortadas uma a uma com a tesoura com uma técnica conhecida por especialistas como "borbado" - processo que requer atenção extrema e não altera o comprimento dos fios. As escamas abertas ficam mais receptivas à máscara com vitaminas e nutrientes que é aplicada logo em seguida.
Resultado visível aos olhos
O resultado é imediato, mas é ainda melhor a longo prazo; garante cabelos mais fortes, fios encorpados sem pontas duplas e cheios de vida uma hora e meia depois de entrar no salão.
O tratamento não possui contra-indicação, mas não é necessário para todas. Recomenta-se apenas para mulheres que possuem fios finos, quebradiços e com pontas duplas. Caso contrário, o alto investimento será desnecessário. A "velaterapia" pode ser refeita a cada três meses e o tratamento não para por aí. Em casa, a cliente é aconselhada a fazer uso de um soro rico em proteínas e aminoácidos antes da lavagem dos fios para manter os benefícios conquistados no salão.
O sucesso da técnica de 1980
A técnica antiga que recentemente recebeu o status "hype do momento" é usada por muitas atrizes e modelos. Isabeli Fontana é uma das adeptas desse tipo de cuidado que também já entrou na lista de favoritos das famosas Fernanda Lima, Thaila Ayala, Isabela Fiorentino, Renata Kuerten e Cássia Ávila.
O valor de fios renovados
Para cabelos que necessitam do tratamento específico, o investimento valerá a pena. O cauterizador das pontas varia entre R$ 400 e R$ 500 nos salões de beleza.
Apesar de parecer simples, o procedimento não pode ser realizado de forma caseira. Qualquer descuido pode queimar os fios por completo e, se não for associado a produtos nutritivos, o resultado é completamente diferente.
Matéria publicada em 09 de Abril de 2021, por Webedia.