Quando a ideia é renovar o visual iluminando dos cabelos, a coloração "bronde", que garante reflexos mais claros nos fios castanhos, está entre as opções favoritas - principalmente das morenas que querem apostar em mechas loiras sem abandonar de vez o tom escuro. Para quem gosta do efeito nas madeixas, aderir à transformação ficou ainda mais fácil: com uma coloração que combina pigmentos acinzentados e chocolate, é possível conseguir o look em casa seguindo 4 passos essenciais. Confira!
Passo 1: faça o teste da mecha
Segundo a colorista Viviane Siqueira, para começar o processo é importante fazer um teste de toque para evitar possíveis alergias: "para fazer o teste, é só aplicar uma pequena quantidade de produto na parte de trás da orelha e deixar agir por 30 minutos para ver se haverá alguma reação", explica. Para quem faz químicas de alisamento ou relaxamento, também é importante fazer um teste de mecha para verificar se não há incompatibilidade entre os dois produtos. Nesse caso, é necessário aplicar a coloração em uma mecha próxima à nuca, deixar agindo pelo tempo indicado na caixinha e, depois da retirada, observar se o cabelo continua com a mesma textura e aparência.
Passo 2: entenda como a coloração pode agir em cada cor de cabelo
O revelador presente na fórmula é o grande responsável por mudar o tom das madeixas. Por aparecer em valor mais alto em colorações permanentes, ele consegue clarear sem danificar o folículo capilar, mas é preciso ter em mente que o resultado final dependerá da cor natural do cabelo:"para clarear fios escuros, pode-se usar uma coloração ou partir logo para uma descoloração, tudo dependerá do tom que se deseja atingir. Mas existem, hoje, produtos que permitem um maior clareamento sem descolorir, como é o caso dessas que possuem propriedades clareadoras", esclarece a especialista. Segundo ela, os possíveis resultados para cada tom de cabelo são os seguintes:
Cabelos loiros - Para as loiras, que já possuem as mechas mais claras do que as desejadas, o efeito será um castanho bem claro.
Cabelos castanhos - Nos mais claros, o bronde abrirá um marrom claro dourado, enquanto, nos escuros, o tom revelado será um marrom na altura do castanho claro. "Ocastanho escuro terá um fundo de clareamento acobreado vermelho, daí a necessidade do pigmento acinzentado para neutralizá-lo e revelar um marrom mais natural", afirma Viviane.
Cabelos ruivos - Nos fios ruivos, a cor pode abrir puxada para o laranja ou amarelo, mas os pigmentos acinzentados permitem que se chegue a um loiro claro dourado: "o reflexo acinzentado neutraliza esses tons porque são pigmentos opostos. Quando os dois se fundem, um neutraliza o outro", explica.
Cabelos pretos - Quem tem cabelos pretos precisa considerar que o clareamento sem descoloração é bem mais sutil. Com o bronde, é possível chegar a um tom de marrom escuro.
Cabelos coloridos - Quem já passou por outros processos de coloração precisa descolorir os fios para conseguir um bom resultado: "coloração não clareia coloração. Se o cabelo já tiver passado por ela, é necessário descolorir para limpar o pigmento antes de colocar outro", adverte Viviane.
Passo 3: aplique a coloração
Na hora da aplicação em si - que pode ser feita tanto com pincel quanto com aplicador, com as madeixas bem divididas em seções - , ela dá recomendações diferentes de acordo com o tom natural dos cabelos: "nos escuros, já que a coloração terá função clareadora, o processo deve começar da nuca para a frente; já nos loiros, que ficarão mais escuros com o bronde, o correto é começar do topo e, depois, partir para o comprimento e pontas", explica. Também vale lembrar que, nos dois casos, é muito importante respeitar o tempo de pausa indicado pela coloração.
Passo 4: intensifique a rotina de hidratação
Toda vez que o cabelo é submetido a um processo de coloração é necessário investir em alguns cuidados extras. Além de priorizar colorações que já contenham componentes para tratar e proteger os fios durante a transformação, é importante apostar em um cronograma capilar - rotina de tratamento que combina hidratação, nutrição e reconstrução - e em alguns produtos diários específicos para proteger a nova cor. "O ideal é usar produtos para cabelos coloridos, de preferência com filtro solar, e aplicar sérum de proteção diariamente", recomenda Viviane Siqueira.