Donas de cabelos naturalmente escuros sempre procuram jeitos diferentes de dar um ar mais iluminado aos fios, mas nem sempre conseguem os resultados desejados. Um erro muito comum, é deixar a coloração agir por muito mais tempo do que o indicado, na esperança de que a fórmula abra um pouco mais a tonalidade do cabelo. Para esclarecer este equívoco, o colorista e hairstylist Ítalo Cardoso, do renomado salão Majestic no Rio de Janeiro, explicou tudo sobre o tempo de pausa nas colorações. Confira!
Quem colore o cabelo em casa sempre deve ter seguir à risca o tempo de pausa
Mesmo quem pensa que já sabe tudo sobre coloração, muitas vezes pode cometer o erro de pensar que, ao manipular o tempo de atuação da fórmula, poderá obter resultados diferentes. Segundo Ítalo Cardoso, exceder este período não vai variar o desempenho da coloração. "Cada coloração propõe um máximo de clareamento para cada cor de cabelo; atingindo esse tempo de pausa, a fórmula para de agir no fio", esclareceu o colorista. Em contrapartida, se a coloração for retirada antes de tempo, o objetivo não é cumprido. "Se o produto for deixado menos tempo nos cabelos, ele não vai chegar à cor ou ao clareamento desejado".
Exagerar no tempo de pausa pode não ser benéfico para o couro cabeludo, segundo profissional
Embora ao nível do folículo capilar a coloração deixe de fazer efeito após o tempo de pausa, prolongar de forma exagerada este período também pode trazer complicações para a pele, já que se trata de um produto químico. "Algum tipo de irritação, coceira, escamação ou mesmo inflamação podem acontecer ao nível do couro cabeludo se o tempo de pausa for estendido por muito mais do que o indicado na embalagem", entrega o profissional.
Colorir o cabelo com fios por lavar é dica para proteger a pele dos agentes químicos
Se vai colorir os fios em casa, siga o conselho do profissional e não lave os cabelos antes do processo. "Nós não aconselhamos lavar a cabeça antes de uma coloração, já que a própria oleosidade natural do cabelo vai proteger o couro cabeludo de qualquer tipo de irritação", explicou Ítalo.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.