Você já deve estar cansada de ouvir que aplicar protetor solar todos os dias é um dos cuidados indispensáveis para uma pele jovem e livre de manchas. Mas já parou para se perguntar porque o produto é tão importante para prevenir o envelhecimento precoce? Em uma explicação rápida, o que acontece é o seguinte: ele é capaz de bloquear a ação dos raios UVA, que penetram nas camadas mais profundas da derme e comprometem o colágeno e a elastina, responsáveis pela sua sustentação. Confira a matéria para saber mais detalhes!
Protetor solar impede a ação dos raios UVA na pele
Não é exagero quando afirmam que o protetor solar é indispensável na rotina de cuidados de quem quer uma pele jovem e saudável. Por criar uma barreira de proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares, ele é, consequentemente, o principal produto para impedir o envelhecimento precoce!
Nesse assunto, o principal vilão é o raio UVA. Embora o UVB cause lesões solares e doenças como o câncer de pele, o primeiro é quem compromete a aparência jovial por atingir as camadas mais profundas da derme e aumentar a produção dos radicais livres - substâncias nocivas produzidas pelo próprio corpo, que deixam a pele mais flácida por quebrarem as ligações de colágeno e elastina.
Proteção só é garantida nos produtos com filtro anti-UVA
Muitas maquiagens e alguns protetores só entregam proteção contra os raios UVB. Por isso, na hora de comprar o produto ideal, é muito importante verificar se o cosmético também oferece um filtro anti-UVA - já que, do contrário, a pele continuará exposta à ação dos raios que aceleram o envelhecimento e causam as temidas rugas.
Além disso, também é preciso priorizar as versões que tenham um FPS 30, no mínimo. Mas, em casos de peles sensíveis ou com problemas específicos, a melhor opção para garantir a proteção necessária é consultar um dermatologista para que ele indique a numeração mais indicada.
Filtro solar também precisa ser aplicado em dias frios e locais fechados
Como a taxa de radiação ultravioleta é constante e ativa durante todo o ano, o protetor solar deve ser usado diariamente - independentemente do clima. Sendo assim, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso, tenha sempre o cuidado de aplicar o produto no rosto e por todo o corpo depois da limpeza facial e do banho, e de reaplicá-lo de duas em duas horas para que a oleosidade e o suor não o removam por completo.
E o mesmo vale para locais fechados: mesmo se você não for sair na rua em um determinado dia, não deixe de aplicar o produto porque o raio UVA também atravessa vidros e é até capaz de incidir na luz artificial das lâmpadas fluorescentes.
Redação: Nívia Passos