Se você tem a pele com acne e já se pegou perguntando se o protetor solar causa ainda mais espinhas, saiba que você não é a única: a dúvida é frequente entre as mulheres de pele oleosa, e muitas ainda deixam de usar o produto por achar que o filtro vai entupir os poros e piorar as inflamações no rosto. A verdade é que o filtro previne as inflamações, porque o sol também pode causar espinhas, além de piorar a cicatrização das acnes. Porém, existem alguns fatores relacionados ao item que podem, sim, piorar a situação das espinhas no rosto. Confira os detalhes!
Filtro solar para o rosto só pode causar espinha se não for próprio para pele oleosa
As fórmulas faciais de protetor solar não tendem a causar espinha porque foram feitas de substâncias que combinam com a pele da face, que é mais sensível e fina, mesmo que oleosa. No entanto, se o protetor para o rosto conter óleos ou tiver uma textura cremosa - como os filtros para todo tipo de pele ou versões antirrugas, por exemplo - pode haver risco de entupimento de poros e criação de algumas espinhas. Por isso, o protetor solar para o rosto só não vai piorar a acne quando for próprio para a pele oleosa: sem óleos, com uma textura menos cremosa e que tenha acabamento matte e sequinho.
Não remover o filtro solar do rosto pode causar as espinhas
Para quem já costuma usar um protetor solar próprio para o rosto e ainda assim tem a impressão de que ele causa espinhas, pode ser que a remoção do produto esteja sendo feita da maneira errada. Assim como a maquiagem, o filtro solar foi elaborado para fixar na pele, por cima dos poros, mas também para ser removido, seja após a praia ou todas as noites. Ao invés de remover o produto apenas no banho, com o sabonete para o rosto, tente remover com um demaquilante ou soluções mais leves, como a água micelar.
É que os poros da pele acneia têm maior facilidade de ficarem entupidos, já que eles são mais dilatados. O ideal, portanto, é remover o item com um sabonete, mas caprichar na retirada com produtos próprios para limpeza profunda.
Saiba mais dicas para escolher a fórmula de protetor solar para a pele com acne:
- Escolha fórmulas que tenham toque seco ou toque limpo, que garantem um acabamento matte e bem sequinho na pele, evitando o aumento da oleosidade;
- Para o dia a dia, aposte na versão com cor. Isso vai evitar o acúmulo de produtos, como base ou BB Cream na pele e, consequentemente, o entupimento dos poros;
- Você também pode escolher fórmulas com textura gel-creme, que controlam o brilho e hidratam a pele na medida certa, sem pesar;
- Verifique sempre se a fórmula é "oil-free", para evitar que a pele fique com a sensação pegajosa e, os poros, mais entupidos.
Matéria publicada em 25 de fevereiro 2021, por Webedia.