Com o calor aumentando nos dias de primavera, fica difícil esquecer de aplicar o protetor solar antes de sair de casa, mesmo nas datas que reservem eventos mais importantes e mereçam maquiagens à altura. Apesar do inverno também exigir cuidados com a proteção da pele, as temporadas de calor pedem uma atenção ainda maior, já que as radiações solares ganham mais intensidade nesse período. A boa notícia é que o filtro solar pode ser usado em conjunto com os produtos de make sem nenhum problema, garantindo uma beleza incrível e saudável em qualquer ocasião. Confira algumas dicas para aplicar o protetor sem correr risco de detonar a maquiagem.
Antes ou depois da maquiagem? Saiba quando aplicar o protetor
Para as mulheres mais vaidosas, abandonar a maquiagem elaborada não é uma opção nem durante os dias mais quentes. Porém, algumas dúvidas na hora de unir o poder do protetor com os da make ainda são bem comuns entre o público feminino. O ideal é sempre aplicar o filtro com fator FPS acima de 30 em todo o rosto e logo após de realizar a limpeza da área.
Para ter sua proteção potencializada, o protetor solar deve ser aplicado diretamente na pele, sem contato com outros resíduos de make, e cerca de cinco minutos antes de finalizar a produção. Em seguida, está liberado aplicar itens como primer, base, corretivo e BB Cream para completar a maquiagem do dia.
Protetor com toque seco ajuda a não detonar a make
Os protetores mais comuns, no entanto, têm fama de deixar um aspecto mais oleoso na pele, que pode acabar prejudicando o resultado final da make ou fazendo com que os produtos não fixem tão bem. Filtros solares com formulações específicas para o rosto, no entanto, costumam ser livres de óleos, e por isso não deixam a maquiagem escorrer. Outra dica é buscar opções com toque seco, que vão controlar a oleosidade e reduzir o brilho imediatamente.
Protetor com cor também é ótima opção para maquiagens rápidas
Já para aquelas que buscam soluções mais rápidas na hora de criar a maquiagem para a primavera, o protetor solar com cor pode ser a opção perfeita, dispensando outros itens como base e corretivo. Diferente das bases que contêm fator de proteção em sua fórmula, o filtro com cor garante um FPS mais alto e uma proteção mais uniforme - já que a make pode aparecer com mais acúmulo em algumas áreas do rosto, de acordo com o efeito desejado. A semelhança com a maquiagem, porém, pode levantar algumas dúvidas sobre a qualidade de proteção destes produtos. A boa notícia é que por meio de seu pigmento, o filtro com cor cria uma barreira extra contra a ação dos raios UVA e UVB na pele, potencializando ainda mais os cuidados com o rosto.
Matéria publicada em 16 de março de 2021, por Webedia.