Entre os cuidados com a pele estão diversos ativos dermatológicos capazes de ajudar a solucionar determinados problemas na rotina de skincare. Um desses ativos é o ácido salicílico, que vem ganhando cada vez mais espaço no universo de skincare. O ácido salicílico é um ativo reconhecido pelo seu poder anti-inflamatório, com ele é possível tratar inflamações da pele, como o caso de espinhas e cravos.
Além disso, ele é eficaz no tratamento da oleosidade excessiva do rosto. Mas uma dúvida que pode surgir sobre esse ativo é como encaixar ele na rotina e se pode usar ácido salicílico todos os dias.
Para sanar essas e outras dúvidas sobre o ácido salicílico, a dermatologista Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas informações sobre esse composto, confira!
O que é ácido salicílico?
A dermatologista Fabiana Wanick explica com mais detalhes o que é o ácido salicílico e quais são os principais benefícios desse ativo: “Ácido salicílico é um ácido de origem natural que também pode ser sintetizado industrialmente, ele tem um efeito principal de esfoliação. Por isso ele pode ser usado como um complemento da limpeza em loções ou no tratamento dos problemas da pele”, explica.
A Dra. Fabiana ainda ressalta que o ácido salicílico é bastante indicado principalmente para peles oleosas: "Quando você tem uma pele espessa ou uma pele oleosa é possível utilizar o ácido salicílico em diferentes concentrações. O efeito dele vai ser mais ou menos intenso dependendo de como você escolher em relação a concentração ou a maneira como você vai usar. Além do tipo de veículo, que pode ser creme, gel ou sérum facial, por exemplo”.
Como usar o ácido salicílico na sua rotina de skincare?
O ácido salicílico pode ser adicionado na rotina de skincare em diferentes passos de tratamento, como na limpeza e na hidratação facial.
Para isso é importante entender em qual etapa será mais eficiente o tratamento e escolher o produto enriquecido com esse ativo. Lembre-se, para melhores resultados sempre associe o tratamento com ácido salicílico com a utilização diária do protetor solar facial.
“O ácido salicílico pode ser usado na forma de sabonete, loção micelar, adstringente, sérum, gel, até um creme. O efeito desses produtos vai ser esfoliante, secativo e clareador, porque se você está afinando pode obter um resultado de clareamento na sua pele com passar dos dias. Ele também ajuda a limpar os poros, uma vez que você esfolia a superfície da pele você limpa os poros”, explica a dermatologista.
Pode usar o ácido salicílico todos os dias?
Por ser um ativo com uma ação mais intensa, muitas pessoas se questionam se o ácido salicílico pode ser utilizado todos os dias, a dermatologista afirma que sim! “O ácido salicílico pode ser utilizado todos os dias, ele pode ser usado inclusive de manhã e de noite, dependendo do caso e da concentração de ácido salicílico. Mas se você tem uma pele sensível, ou se você está usando um produto que tem uma concentração muito alta, o melhor é usar uma ou duas vezes por semana ou à noite”.
Para te ajudar a incluir os benefícios do ácido salicílico na sua rotina de skincare, a linha Revitalift conta com o Gel de Limpeza Facial Antioleosidade e o Hidratante Gel Creme Preenchedor Antioleosidade. O primeiro, proporciona uma limpeza profunda e ação antioleosidade para a pele oferecendo uma limpeza eficiente e controle da oleosidade. Já o Hidratante Gel Creme Preenchedor Antioleosidade conta com uma textura leve e de fácil absorção combinado com ácido hialurônico, trazendo hidratação e ação antioleosidade para pele.