O ácido salicílico e o ácido hialurônico são dois ativos dermatológicos que vêm sendo bastante comentados no universo de skincare, isso porque esses dois ativos são eficientes em desempenhar diferentes funções na rotina de cuidados e, quando combinados, podem gerar resultados ainda melhores para saúde e aparência da pele.
Por isso a Dra. Fabiana Wanick, Membro das Sociedades Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explicou com mais detalhes sobre as diferenças do ácido hialurônico e do ácido salicílico e como esse ativo pode ser utilizado na rotina de skincare
Qual a diferença do ácido salicílico pro ácido hialurônico?
O ácido hialurônico e o ácido salicílico são dois ativos dermatológicos que proporcionam diversas vantagens para a pele, garantindo que o rosto fique uniforme, renovado, hidratado e macio, cada um da sua maneira. Para explicar a diferença entre o ácido hialurônico e o ácido salicílico, a Dra. Fabiana Wanick esclarece: “Esses são ácidos absolutamente diferentes, o ácido salicílico é uma substância que esfolia, seca, ajuda a renovar a pele e ajuda a ter um efeito anti-inflamatório. Enquanto o ácido hialurônico é uma substância hidratante que deixa a textura da pele macia e com viço”
Pode usar o ácido salicílico e ácido hialurônico juntos?
Uma dúvida que surge no momento de descobrir os diferentes benefícios do ácido silícico e do ácido hialurônico é se esses dois ativos podem ser utilizados juntos na rotina de skincare. “Sim, eu posso usar o ácido salicílico e o ácido hialurônico juntos. Inclusive pode ser utilizado um seguido do outro, não tem nenhum problema porque um vai esfoliar e o outro vai hidratar”, explica a Dra. Fabiana Wanick.
“Dessa maneira eles têm uma ação sinérgica. Às vezes a gente precisa é que uma molécula penetre na pele e para ela penetrar melhor precisamos afinar essa pele. Você pode utilizar um produto que contenha os dois ativos ou eles de maneira combinada, como um sabonete com ácido salicílico e a hidratação com o sérum de ácido hialurônico”, conclui.
A combinação do ácido salicílico com o ácido hialurônico é benéfico principalmente para peles oleosas e acneicas. Isso porque o ácido salicílico consegue controlar o excesso de oleosidade no rosto, além de ter ação anti-inflamatória que ajuda no tratamento das acnes. Enquanto o ácido hialurônico é capaz de proporcionar hidratação facial, que também contribui para a diminuição da oleosidade do rosto.
Quais são os benefícios de combinar?
O uso combinado do ácido hialurônico com o ácido salicílico traz diversos benefícios para a saúde e aparência da pele do rosto, isso porque os dois ativos conseguem se complementar e proporcionar um aspecto mais saudável para a pele. “O uso do ácido salicílico e do ácido hialurônico juntos proporciona equilíbrio para pele. Usando os dois juntos eu evito que o ácido salicílico irrite ou resseque demais da pele. Por outro lado, o ácido hialurônico não vai atrapalhar a oleosidade ou a espessura da pele. Combinando os dois ativos eu vou ter um efeito de ainda mais viço, beleza e mais ar de saúde para a pele”, esclarece a dermatologista.
Além disso, a Dra. Fabiana Wanick destaca: “Quando a pele está hidratada ela tolera melhor os tratamentos esfoliativos, esses tratamentos às vezes podem ser irritativos quando a pele está muito ressecada. Então usar ácido hialurônico em uma pele que que vai receber um tratamento esfoliante acaba sendo benéfico porque melhora a tolerância dessa pele”.
Com a combinação dos dois ativos dermatológicos é possível garantir que a pele esteja renovada e hidratada combinando as funções do ácido hialurônico e do ácido salicílico. A linha Revitalift e UV Defender contam com uma linha completa para sua rotina de skincare com os benefícios hidratantes, antissinais e anti-idade do ácido hialurônico. Conheça todos os produtos e inclua o ácido hialurônico na sua rotina de limpeza, hidratação e proteção solar facial.