Pintar o cabelo de preto hidrata os fios?
Não necessariamente. O que causa essa impressão é que o processo de pintar o cabelo de preto é menos agressivo para a fibra capilar do que adotar cabelos loiros, por exemplo. Para ter cabelos pretos não é necessário fazer a descoloração, um processo químico bastante intenso que pode deixar os fios ressecados após a transformação. Além disso, os danos capilares existentes ficam menos visíveis em cabelos escuros do que em cabelos claros, o que passa a impressão de fios mais saudáveis.
Outro fator que pode passar a impressão de que o cabelo preto é mais hidratado é a tecnologia da tinta escolhida. Como se trata de uma cor muito escura e que proporciona uma mudança bastante radical, muitas mulheres optam por usar colorações sem amônia, também conhecidas como tonalizantes, que também são mais suaves com a fibra capilar.
Por que o cabelo preto é mais brilhoso que outras cores?
Uma das principais características do cabelo preto é o brilho. Isso acontece porque os cabelos pretos refletem mais a luz do que os cabelos loiros ou ruivos, o que confere mais luminosidade e brilho. As colorações mais claras tendem a absorver a luz, fazendo com que danos como ressecamento e pontas duplas fiquem em maior evidência, além de parecem opacas com mais facilidade.
É verdade que o cabelo preto envelhece o visual?
O cabelo preto também é conhecido por representar poder, seriedade e maturidade, o que leva muitas pessoas a pensarem que a cor envelhece o visual. Mas não é bem assim. O cabelo preto por si só não vai fazer com que você pareça mais velha, outros fatores como o seu corte de cabelo e o styling no dia a dia devem ser levados em consideração. Para conferir mais jovialidade e descontração aos cabelos pretos, a dica é apostar em cortes em camadas ou repicados, que trazem mais movimento e leveza ao visual.
O seu tom de pele é mais um fator a ser levado em consideração. Em peles muito claras, o cabelo preto pode ressaltar a palidez ou criar uma sombra sobre os olhos, destacando as olheiras. A dica nesses casos é apostar no cabelo preto azulado, cujos reflexos azuis dão mais leveza e modernidade a coloração, além de valorizar peles de subtom rosado.
Posso fazer luzes no cabelo preto?
Sim, é possível fazer luzes no cabelo preto. Para combinar as mechas com as madeixas escuras, o segredo é apostar em tons de loiro mais fechados e quentes, como o loiro escuro, o loiro mel ou o caramelo. Os loiros mais claros e frios, como o platinado, não são muito indicados devido ao excesso de contraste que pode criar um visual pouco natural. Entretanto é importante ter ciência de que clarear cabelos muito escuros é um processo que pode ser bastante demorado e que deve ser feito com um profissional experiente para preservar a saúde dos fios.
O cabelo preto também desbota?
Toda cor de cabelo pode desbotar, seja natural ou artificial. E com o cabelo preto não é diferente. Com o passar do tempo, a ação do sol, poluição, uso de chapinha e secador e até mesmo as lavagens com shampoo podem causar a perda de pigmentos e oxidação da coloração, o que leva ao desbotamento.
Por isso, é importante adotar uma rotina de cuidados com um shampoo e condicionador para cabelos coloridos, além de finalizadores com proteção térmica para blindar os fios do calor. Lavar os cabelos sempre com água fria é fundamental, já que a água quente facilita a perda de pigmentos. Banhos de brilho com tonalizante são processos simples que podem ser feitos em casa e que também ajudam a recuperar o brilho do cabelo preto.
É mais fácil cuidar do cabelo preto?
De forma geral, cabelos pretos são mais fáceis de manter porque não necessitam de matização ou retoques constantes, como os loiros e ruivos. Porém, ainda assim o cabelo preto necessita de hidratações semanais para se manter saudável e livre de ressecamento e frizz. Se possível, monte um cronograma capilar e alterne nutrições e reconstruções na rotina para fornecer todos os nutrientes essenciais para a fibra.
Matéria publicada em 14 de junho 2021, por Webedia.