Os cabelos pretos atraem todos olhares por conta de seu brilho intenso, sejam eles naturais ou coloridos. Mas para manter a cor perfeita, intensa e livre de desbotamento, são os hábitos simples do dia a dia que fazem toda a diferença! Nessas horas, engana-se quem pensa que apenas os cabelos loiros precisam de cuidados especiais: os pretos, quando não estão bem hidratados e saudáveis, ficam opacos e sem movimento natural. Confira 4 práticas comuns e saiba como contornar cada uma delas!
Hábito #1: chapinha e secador em excesso
Um erro muito comum e que danifica qualquer cabelo, mas especialmente o preto, é exagerar no uso da chapinha e do secador. As altas temperaturas ressecam os fios, tirando o brilho tão necessário dos cabelos pretos. A raiz e o comprimento podem ficar com frizz, enquanto as pontas ressecam, ficando muito mais evidentes em contraste com o tom escuro, o que não é nada bom para o caimento natural dos cabelos.
Como evitar: Para quem não quer deixar o secador e a chapinha de lado, a dica é aplicar um óleo ou creme para pentear com proteção térmica antes de passar as ferramentas no cabelo. Eles vão selar os fios e proteger os cabelos do ressecamento, além de garantir que fiquem mais brilhosos.
Hábito #2: lavar o cabelo preto com água muito quente
Outro hábito que pode tirar o brilho do cabelo preto dia após dia é lavar os fios com água quente. Isso porque a alta temperatura abre as cutículas, ressecando e retirando o brilho natural dos fios, bem como os pigmentos pretos. Esse hábito também pode deixar o cabelo mais oleoso porque aumenta a produção de sebo no outro cabeludo.
Como evitar: Por mais que você goste de tomar banho quente, escolha deixar a água do chuveiro morna e lave os cabelos normalmente. Na hora de enxaguar, o truque é passar para a água fria, passando os dedos por entre os fios para a temperatura baixa selar as cutículas e fixar o brilho.
Hábito #3: não aplicar produtos capilares com filtro solar
Não são apenas os cabelos loiros e ruivos que precisam de cuidados com o sol! Os fios pretos, principalmente os tingidos, podem desbotar quando ficam expostos aos raios solares, adquirindo mechas avermelhadas ou alaranjadas. Além disso, a exposição ao sol sem protetor capilar também pode ressecar os fios e aumentar a produção de oleosidade.
Como evitar: A dica é apostar em um creme para pentear ou óleo com filtro UV antes de sair de casa, aplicando o produto do comprimento para as pontas.
Hábito #4: não usar shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos
Para quem colore os fios de preto, um hábito errado é usar uma linha de shampoo e condicionador que não seja própria para fios pretos ou coloridos. As linhas de cuidado específicas costumam ser mais hidratantes e suaves, ajudando contra o ressecamento dos fios e o desbotamento da cor. Shampoos que não sejam próprios para fios pretos podem também abrir a cutícula e remover a coloração aos poucos, enquanto outros podem manchar a nuance do cabelo.
Matéria publicada em 11 de Janeiro de 2021, por Webedia.