Não é novidade que as tranças são democráticas, atemporais e alternativas perfeitas e charmosas para qualquer ocasião. A cada temporada, uma versão diferente do penteado surge e vira febre entre as celebridades e mulheres ligadas no mundo da moda. Dessa vez, o tipo de trança que dominou os catálogos e sites de estilo e logo virou tendência foi a chamada Waterfall Braid, que, em tradução literal, significa "trança cascata".
Trança waterfall é feita na diagonal
Linda e bem feminina, essa trança se diferencia das outras por ser feita quase na diagonal, dando um estilo novo e totalmente diferente ao penteado. Por ter um acabamento bem soltinho e despretensioso, ela fica melhor nos cabelos mais lisos ou ondulados - fazer uma escova em cabelos grossos e crespos antes de montar o look ajuda a garantir um belo efeito. Apesar de não ser tão simples de fazer, bastam algumas tentativas para pegar o jeito do penteado (se puder recorrer a ajuda de uma amiga, melhor ainda). Confira o passo a passo para acertar em cheio no visual:
1) Penteie bem os fios para ter certeza de que não há nós e emaranhados nos cabelos. Caso prefira, faça uma escova antes de começar o penteado.
2) Pegue uma mecha da grossura que preferir, mas, de preferência, da parte da frente do cabelo (você também pode optar por deixar a franja solta).
3) Divida a mecha em três partes iguais, como se fosse fazer uma trança tradicional.
4) Comece a trançar as mechas normalmente, levando a primeira para baixo da que estiver no meio e assim por diante.
5) Quando terminar o primeiro "gomo" (cerca de duas ou três trançadas), solte a mecha que estiver no meio e adicione uma nova, um pouco mais grossa da parte de cima da cabeça.
6) Vá repetindo o processo: trance duas partes e solte uma (a mecha que estiver no meio), acrescentando outra que estiver na parte superior da cabeça.
7) A lógica do processo é, mais ou menos, essa: trance duas partes, solte a mecha debaixo e pegue uma mecha de cima. É esse processo que irá formar o efeito cascata.
8) Quanto mais firme for o trançado, mais destaque a trança vai ganhar no penteado.
9) À medida que a trança for contornando a cabeça, as mechas que estiverem sendo soltas vão ganhando movimento.
10) Para conseguir fazer o penteado e segurar as mechas que forem soltas ao longo do passo a passo, peça ajuda de alguém para segurá-las e não se atrapalhar.
11) Repita o procedimento até o comprimento que desejar. Quando quiser parar, basta começar a trançar os cabelos normalmente, sem adicionar novas mechas de cabelo.
12) Após ter terminado de trançar a mecha, separe uma mecha grossa do meio da cabeça e torça-a.
13) Logo abaixo de onde se terminou o trançado, separe uma mecha larga e torça-a. Ela irá esconder o comprimento da trança e ajudará a formar o "efeito cascata" do penteado.
14) Fixe-a de forma firme embaixo da mecha torcida para que não se solte.
15) Tenha em mãos alguns grampos para fixar a trança na região.
16) Use quantos grampos forem necessários para prender bem a trança, mas certifique-se de, quando soltar a mecha torcida, eles ficarão bem escondidos.
17) O penteado está pronto! Caso deseje realça-lo ainda mais, utilize um spray de brilho para dar leveza ao cabelo.