Existem vários fatores que podem levar ao envelhecimento precoce da pele, como o aparecimento de rugas, a perda de elasticidade e viço e o surgimento de manchas no rosto. Um dos grandes responsáveis por este processo é a falta de hidratação, o que leva à questão: a pele seca envelhece mais rapidamente que a oleosa? Entenda a verdade por trás deste conceito e saiba como combater os sinais precoces da idade!
Pele seca evidencia mais as rugas e linhas de expressão
A velocidade do envelhecimento do tecido cutâneo nada tem a ver com o fato de a pele ser mais ou menos oleosa, por isso a afirmação "pele seca envelhece mais rápido que pele oleosa" não passa de um mito. No entanto, existe alguma verdade por detrás dele. Por ser mais fina, a pele seca deixa as rugas e linhas de expressão em evidência, enquanto o sebo presente na oleosa preenche essas mesmas rugas, disfarçando-as.
Ao mesmo tempo, a falta de hidratação da pele causa o seu ressecamento, aprofundando as linhas de expressão, que não são rugas gravitacionais ou genéticas, porém ainda assim são incômodas. É a quantidade de melanina presente na pele que determina a velocidade do seu envelhecimento, já que é essa concentração que protege a cútis dos raios solares. Assim, quem tem pele negra apresenta os sinais da idade mais tarde do que quem tem pele clarinha.
Hidratação e tratamento anti-idade com vitamina E é chave para o rejuvenescimento da pele seca
Para evitar este processo, a pele seca precisa de reposição de água, sendo muito importante caprichar na sua hidratação. Os cremes anti-idade, usados de manhã e à noite, promovem a hidratação necessária para manter esse equilíbrio; e o ideal é investir em fórmulas enriquecidas com vitamina E, antioxidantes e retinol. Depois dos 40, vale ainda inserir o colágeno na sua rotina, uma vez que a sua produção já começa a ser bastante lenta.
A proteção solar é um cuidado diário essencial para todas, mas as donas de pele seca precisam tomar cuidados especiais com os raios ultravioleta. Assim, é recomendado usar um protetor de fator 30 ou superior todos os dias, com preferência para as fórmulas mais ricas e cremosas.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.