A temporada do frio se aproxima e, depois dos cuidados específicos para tratar dos cabelos no pós-verão, chega a vez de focar a atenção na pele do corpo para mantê-la linda e protegida por todo o inverno. Na estação mais seca do ano é natural que a pele fique menos hidratada e perca ainda mais maciez por conta dos banhos mais quentes. As várias camadas de roupas também podem ser um fator importante quando o assunto é pele lisinha. De olho em algumas dicas, é possível manter a pele bonita de janeiro a janeiro.
A dermatologista Bianca Guaraldi explica que as baixas temperaturas, o vento frio e o ar mais seco são alguns dos fatores determinantes para um maior ressecamento da pele. "Além disso, hábitos como banhos mais quentes e demorados retiram da pele a barreira natural de gordura que tem o objetivo de lubrificação", lembrou. Além de diminuir a temperatura da água do chuveiro, vale também evitar algumas peças de roupa que podem prejudicar a pele, como explicou a dermatologista Maryangela Machado: "o atrito de roupas pesadas ou o contato com tecidos sintéticos pode gerar inflamações dos folículos pilosos da pele; o que pode até levar a um quadro de foliculite".
Esfoliação em tempos gélidos
Além de evitar roupas justas e com tecidos não naturais, a esfoliação também pode ser uma aliada na busca por uma pele lisinha na temporada do frio. "A esfoliação elimina células mortas da camada superficial da pele e resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica mais sedosa, lisa e pronta para receber a hidratação", explicou Bianca Guaraldi. A médica ainda indica que a frequência com que se faz esfoliação seja menor no inverno: "no verão, é possível realizá-la até duas vezes por semana, mas o inverno pede uma frequência menor para que a pele não perca sua barreira natural de proteção".
Tonificação, um hidratante mais poderoso e cuidado dos lábios
Falando em hidratação, as dermatologistas aconselham que se escolha um produto hidratante corporal mais encorpado para o inverno. "A hidratação deve basear-se no uso de umectantes com maior consistência para obter um maior grau de emoliência e absorção, especialmente nos membros superiores e inferiores", apontaram. Quando o assunto é tonificação, Maryangela Machado justifica que o produto ajuda a preparar a pele para a hidratação: "as loções tônicas agem na limpeza profunda da pele, retirando os resíduos de maquiagem, impurezas que se acumulam nos poros e preparam a pele para receber a hidratação".
É importante também proteger a pele dos lábios. Bianca Guaraldi sugere que no inverno o uso de hidratantes labiais com fator de proteção solar seja frequente, para evitar rachaduras e outras fissuras. Também vale investir em esfoliação labial para garantir que a pele dos lábios fique macia e lisinha , combinando com uma pele de bebê no rosto .
Cuidado com o sol!
Muito se fala em proteger a pele dos raios solares no verão ; mas e no inverno? É possível reduzir a potência do filtro solar na temporada do frio? As dermatologistas respondem: "no inverno observa-se menor irradiância dos raios UVB (responsáveis por gerar queimaduras solares) mas a irradiação UVA, que causa o envelhecimento da pele não se altera nesse período, portanto o uso de filtro solares com FPS 20 ou com fatores mais elevados são recomendados em qualquer época do ano".
Matéria publicada em 12 de Fevereiro de 2021, por Webedia.