Famoso pela versão original, com fios mais claros em cabelos castanhos, o ombré hair tem gerado variações interessantes. Algumas mulheres investiram em mechas invertidas e outras, mais ousadas, mergulharam de cabeça no visual vibrante das tintas fantasia com cores inusitadas. Mesmo com tantas opções, uma tendência dentro do estilo ombré está se firmando: é o "fire ombré hair", que combina os cabelos vermelhos às pontas mais claras.
Os resultados vão desde um degradê discreto entre tonalidades de vermelho, até um chamativo cabelo ruivo com pontas loiras que lembram a coloração das chamas. A estudante Gabriela Schneider escolheu o ombré ruivo porque enjoou dos fios todos de uma cor: "cansei do cabelo uniforme, usava do tom laranjeira ao vermelho cereja. Me inspirei no estilo das meninas que via na internet como a Lua Perez. No começo, fazia a coloração com profissionais mas como desbota muito rápido, aprendi a técnica e agora eu mesma aplico a tinta em casa", contou, confessando ainda que uma de suas principais preocupações na hora de retocar é tomar muito cuidado para não estragar o efeito degradê.
Degradê discreto x cores elétricas
O estilo mais discreto deste ombré conquistou algumas celebridades como Ashley Greene de "Crepúsculo". A atriz escolhou uma base borgonha com pontas mais claras em vermelho profundo, o que resultou em um degradê delicado entre as duas cores. A ruiva natural Bonnie Wright - a Gina de "Harry Potter" - também inovou no estilo e clarou as pontas do cabelo, iluminando o visual.
Apesar do estilo mais usável das celebridades, o cabelo com cores constrastantes é o que parece conquistar mesmo o coração das moças que querem um ombré diferente. Um desses exemplos é Stephanne Gadelha que, assim como Gabriela, se inspirou na blogueira peruana Lua Perez para transformar os cabelos: "já usava o ruivo há um ano e meio antes de fazer o ombré. Por alguma razão as pontas do meu cabelo sempre desbotavam e ficavam um laranja meio apagado, diferente do resto do cabelo. Foi aí que resolvi descolorir de vez as pontas. Se ficasse ruim, era só cortar né?", contou.
Para quem também quer tentar o ombré, Stephanne ensina a prestar atenção nos cuidados com os fios: "é preciso hidratar sempre porque as pontas ficam muito secas. Quem não tem esse problema, como eu, só é preciso tomar cuidado na hora de retocar a tinta para não pegar nas pontas. Nelas, só faço descoloração e quando corto, faço o processo de abrir mão de sua amada cabeleira ruiva.
A técnica exige cuidados para não manchar durante a manutenção
Quem quer adotar o estilo precisa se preocupar com os cuidados para que o cabelo não fique danificado pelo excesso de química, entre coloração e descolorações ou uso de produtos específicos para clarear as pontas . Outra preocupação é a manutenção, porque o ruivo é uma das cores que mais desbotam e no processo de retocar a raiz é preciso ter cuidado para não manchar as pontas claras.
Matéria publicada em 13 de abril de 2021, por Webedia.