O óleo de cabelo é aquele produto curinga que ajuda a deixar qualquer tipo de fio mais alinhado, macio e brilhoso! Aliado no dia a dia das mulheres, em cada tipo de cabelo ele pode ser usado de maneira diferente, seja ele cacheado, crespo, liso, fino ou grosso, repondo a nutrição e mantendo a hidratação das madeixas. Além de finalizador, o produto também age como protetor térmico, além de ser fundamental na hora da umectação. Confira como usar o óleo em cada tipo de cabelo!
Óleo capilar nos cabelos crespos e cacheados
O óleo capilar é super vantajoso para os cabelos crespos e cacheados por devolver toda a nutrição que esse tipo de fio costuma perder. O item pode ser usado na hora de finalizar os cachos, garantindo mais brilho e maciez aos caracóis após a lavagem. Outro uso do óleo nesse tipo de fio é na pré-lavagem, para impedir que o cabelo fique ressecado por conta do shampoo: basta deixar o óleo agir por cinco minutos no couro cabeludo e em seguida lavá-lo normalmente. Por fim, a umectação também garante um banho de brilho e nutrição aos fios crespos e cacheados, já que a técnica consiste em deixar o óleo agir por cerca de 2 horas no cabelo, para depois retirá-lo normalmente com shampoo.
Cabelos lisos com química
Quem alisa os cabelos com escovas progressivas também pode se beneficiar do óleo capilar de diversas maneiras, e uma delas é usando o produto como anti-frizz. Os processos químicos costumam deixar os fios ressecados e quebradiços se não forem hidratados adequadamente, e o óleo pode agir como finalizador, amenizando o efeito frisado causado pela chapinha e pelo secador. Para as mulheres que costumam alisar as madeixas em casa, o produto também pode agir como protetor térmico, criando uma barreira contra as altas temperaturas, que podem enfraquecer o cabelo. Outro uso do óleo capilar é misturado à máscara de tratamento, que vai potencializar os efeitos da hidratação profunda.
Cabelos finos
O óleo também tem seus benefícios nos cabelos finos, sejam eles lisos, ondulados ou cacheados, embora muitas mulheres deixem de usá-lo por receio de deixar os fios oleosos. Para fugir desse aspecto e ainda assim deixar as madeixas nutridas e sem frizz, a dica para essas mulheres é usar o óleo antes de entrar no banho, para que os fios absorvam os nutrientes do cabelo por 5 minutos. Depois, é só lavar normalmente com shampoo e condicionador, para evitar que o cabelo fique oleoso. Outro truque para usar o óleo em cabelos finos é como finalizador, selando apenas as pontinhas dos fios para dar mais movimento e selar qualquer ponta dupla que possa ter aparecido.
Matéria publicada em 26 de Março de 2021, por Webedia.