Cabelos lisos também podem usar óleo capilar sem medo do efeito oleoso. Madeixas crespas e cacheadas são naturalmente mais ressecados que outros tipos de fio, mas as donas de cabelos sem ondas naturais ou alisados precisam de cuidado para tratar e deixar os cabelos mais brilhosos. Além do efeito luminoso, uma hidratação correta usando óleo faz toda a diferença para o resultado final, e não só para quem tem cabelos secos ou com química. Até quem tem madeixas oleosas pode investir no produto, porque a textura leve não deixa os fios pesados e ainda trata da fibra capilar sem ter um efeito gorduroso.
Finalizador e protetor térmico para chapinha e secador
Para quem faz alisamento químico, o óleo funciona como um termoativo, protegendo os fios do calor do secador e da chapinha, que podem ressecar e deixar os fios porosos sem os cuidados adequados. Para quem prefere deixar os fios secarem naturalmente ou tem o liso natural, o óleo pode ser usado como finalizador, pois promove o aumento do brilho e a maciez do cabelo.
O segredo para escolher o óleo capilar adequado é comprar os que tem componentes ativos naturais. Ao contrário de produtos como silicone e reparadores de ponta, que não penetram no fio e apenas o envolvem com uma película, escondendo o estado natural das madeixas por algumas horas, os cosméticos com matéria prima natural são absorvidos pela fibra do cabelo, que fica mais saudável e recuperada, mesmo sem um tratamento mais profundo.
Óleos para hidratação dão mais luminosidade aos fios
Com a superfície plana dos cabelos lisos, a luz reflete mais nas madeixas, deixando a impressão de que fios chapados são mais brilhosos que os ondulados, cacheados e crespos. O efeito, que em cabelos saudáveis ajudam a destacar o visual, também pode funcionar de modo inverso e, quando os fios não estão bem cuidados, a opacidade se destaca, revelando um cabelo sem vida e luminosidade.
Além do ressecamento tirar o brilho, outro efeito comum em cabelos alisados quimicamente é a porosidade. Esse aspecto aparece principalmente porque retira-se os nutrientes dos fios a cada química ou uso de chapinha e secador. Para manter o liso por mais tempo e com visual impecável, é preciso hidratar semanalmente em casa ou no salão, fazendo do o óleo capilar um coringa nesses processos.
O óleo deixa os fios mais luminosos, e combate o ressecamento e a porosidade ao penetrar na fibra capilar. Uma das opções de uso é a aplicação direta, em que se aplica o produto com os cabelos limpos, retirando depois de um tempo de espera. Essa aplicação direta recupera as cutículas do fio, o que garante cabelos livres de fios rebeldes. Outra opção para recuperar os detonados, é passar óleo por toda a sua extensão e depois de poucos minutos aplicar shampoo e condicionador normalmente. Juntos, eles potencializam seu resultado, hidratando e nutrindo as madeixas no mesmo procedimento.
Matéria publicada em 08 de abril de 2021, por Webedia.