A preocupação com a aparência dos poros do rosto tem sido um problema sério para muitas mulheres. Já ouviu falar na "porexia"? É um termo relativamente novo no segmento de dermatologia e que quer dizer obsessão com poros, uma preocupação excessiva com o tamanho e a aparência dilatada deles. A dilatação desses "buraquinhos" acontece, geralmente, por causa da oleosidade excessiva da pele, e de acordo com uma pesquisa feita por L'Oréal Paris, metade das mulheres americanas adotariam medidas drásticas para ter poros do rosto menores. Confira os detalhes!
Mulheres se preocupam mais com o tamanho dos poros do que com rugas no rosto
Poros são um detalhe natural em todo o corpo: afinal, é por eles que a pele consegue respirar, transpirar e liberar as impurezas. O que acontece é que, quem tem a pele oleosa ou mista tende a ter esses buraquinhos mais dilatados, ou seja, bem mais aparentes, principalmente na área do nariz, testa e queixo. De acordo com a pesquisa feita por L'Oréal Paris, 45% das entrevistadas disseram que mudariam o tamanho de seus poros e cerca de 28% disseram se preocupar mais com eles do que com as rugas.
Sobre as medidas radicais que as mulheres fariam, aqui está o resultado: 23% das entrevistas passariam um ano sem beber álcool, enquanto 17% delas ficariam sem redes sociais. Já 11% deixariam de depilar as pernas pelo mesmo período.
Poros dilatados podem ser amenizados com cuidados em casa
A preocupação das mulheres com os poros pode ser amenizada com cuidados básicos com a pele do rosto, todos os dias: isso inclui limpeza, esfoliação, hidratação e limpeza de pele. O tamanho dos poros é genético, mas muitas vezes eles ficam ainda mais dilatados devido à sujeira e oleosidade acumuladas. Confira as dicas de como tratar:
Sabonete: lavar o rosto com sabonete é o primeiro passo do dia porque toda pele precisa ser limpa. Isso significa remover a oleosidade acumulada durante a noite e também retirar as células mortas que podem estar "entupindo" e aumentando os poros.
Máscara facial: as máscaras faciais de argila são boas aliadas de quem tem os poros dilatados porque elas esfoliam a pele e absorvem a oleosidade excessiva, deixando os poros mais fechadinhos.
Água micelar: um item curinga que ameniza a aparência dos poros é a água micelar, que consegue reequilibrar o pH da pele e deixar a textura mais sequinha, além de remover as impurezas que ainda podem ter acumulado nos poros.
Blur: a maquiagem também pode ser aliada para disfarçar os poros dilatados. O blur, por exemplo, funciona como um creme alisador a base de silicone, que preenche os poros e, assim, deixa a pele mais lisa e uniforme, com os poros totalmente cobertos, antes de aplicar a base ou o corretivo.
Peeling e microagulhamento podem deixar os poros mais fechados
Para aperfeiçoar os cuidados caseiros, tratamentos como microagulhamento e peelings feitos nos consultórios dermatológicos conseguem amenizar ainda mais a aparência dos "buraquinhos" na pele. O objetivo do peeling é remover a camada mais superficial da pele e estimular a formação de uma nova através da renovação celular, o que ajuda a dar um aspecto mais liso e uniforme ao rosto.
Já o microagulhamento é feito com perfurações mínimas na pele que estimulam a produção de colágeno, minimizando, assim, o tamanho dos poros - já que a pele ficará mais firme e jovem. Os dois procedimentos podem ser feitos cerca de uma vez por mês, sempre com profissionais especializados.
Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.