Entre todos os tons de coloração distribuídos nas prateleiras das farmácias os vermelhos se destacam, e é quase impossível não sentir vontade de aderir à cor alguma vez na vida. Antes de tomar esse passo é preciso, porém, saber qual caixinha levar para casa e a decisão pode ser baseada em uma série de fatores. A colorista Viviane Siqueira indica as melhores escolhas para quem tem fios loiros, castanhos e pretos, além de desvendar o segredo para conseguir um resultado igual ao da foto de ilustração do produto.
Escolha o melhor tom de Vermelho para o seu cabelo antes mesmo de comprar!
Loiras conseguem um resultado natural com os vermelhos mais claros
Segundo a colorista, quem tem os fios loiros - naturais ou não - deve apostar nos vermelhos mais claros com nuances acobreadas de fundo. O tom colore esse tipo de fio de uma forma suave e mantém o ar autêntico mesmo quando começa a sair: "cabelos loiros desbotam com mais facilidade, mas como o fio já era claro, o resultado fica natural", diz. O mesmo não acontece com os tons mais escuros que, para Viviane, deixam um aspecto estranho no fio loiro com o passar do tempo.
Cabelos castanhos têm no vermelho escuro a melhor opção
Quem nasceu com as madeixas castanhas deve dar prioridade aos ruivos mais escuros quando for pintar os cabelos de vermelho. Esses tons não desbotam muito, o que ajuda quem já tem o fio escuro: "como essa cor abre com naturalidade nos cabelos castanhos, a preocupação com retoques de raiz não se torna tão necessária", conta. Outro ponto atraente é que os vermelhos fechados não exigem que os fios castanhos sejam previamente descoloridos ao contrário do que acontece com outras colorações mais claras.
Cabelos pretos precisam de tons arroxeados
Para mulheres que têm o fio muito escuro em uma tonalidade que beira ao preto, é indicado que o tom do ruivo seja igualmente fechado e tenha tons de roxo como acontece com o vermelho amora. "Um vermelho violine misturado com tons irisados, que são os violetas, se encaixam perfeitamente", diz. A colorista garante que essa é uma ótima forma de fugir de uma aparência artificial.
Dicas simples ajudam a conseguir o tom da caixinha
Para não comprar uma coloração e se decepcionar com o resultado, Viviane diz que é necessário seguir exatamente as indicações de aplicação e tempo dadas pelo fabricante. Além disso, é importante observar bem a tonalidade que o seu cabelo tem no momento antes de escolher a cor: "quem já tiver alguma coloração nas madeixas deve procurar sempre um tom mais escuro que o atual para a cor pegar", indica.
Matéria publicada em 12 de fevereiro 2021, por Webedia.