O fotoenvelhecimento é uma condição que causa o envelhecimento da pele por conta das longas exposições aos raios solares sem proteção facial. O fotoenvelhecimento é prejudicial para a saúde do rosto à medida que ele favorece o aparecimento de manchas, o envelhecimento precoce da pele e contribui para o desenvolvimento do câncer de pele.
Para explicar mais sobre como o fotoenvelhecimento age na pele como proporcionar uma ação anti-fotoenvelhecimento para o seu rosto, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas dicas sobre esse processo causado pelo sol.
O que é fotoenvelhecimento da pele?
A dermatologista Fabiana Wanick esclarece o que é fotoenvelhecimento. “É um envelhecimento que ocorre por causa dos fatores do meio ambiente, chamamos isso de exposama, que pode ser a quantidade de a qualidade de sono, o que você come, o fumo, o estresse, a poluição, a radiação solar. Tudo isso considerado ambientais que podem influenciar o nosso envelhecimento. Então o fotoenvelhecimento é principalmente aquele causado pela radiação solar”.
Ou seja, o envelhecimento da pele pode ser causado por diversos fatores do ambiente, o fotoenvelhecimento está associado principalmente a ação dos raios solares na nossa pele. Esse processo de fotoenvelhecimento acontece com a exposição diária ao sol sem a proteção solar. Essa exposição pode causar o surgimento de manchas, linhas de expressão e rugas na pele. Além de fazer com que o rosto perca a sua luminosidade e firmeza. A exposição solar em excesso sem proteção ainda faz com que a pele fique mais suscetível ao câncer de pele. Por isso, é necessário o uso diário sobre o protetor solar facial independente da estação do ano.
Como evitar o fotoenvelhecimento?
“O fotoenvelhecimento pode ser combatido ao evitar os fatores que eu comentei anteriormente. Um comportamento indispensável é o uso do protetor solar facial todos os dias e evitar a exposição intensa por muito tempo no sol”, destaca a dermatologista Fabiana Wanick.
O protetor solar facial é o primeiro tratamento anti-idade e deve ser utilizado por todas as pessoas, porque ele também protege a pele das outras ações que o sol pode proporcionar para nossa pele. Por isso, é indicado o uso do protetor solar facial todos os dias, ao escolher o seu filtro solar opte por aqueles que apresentam FPS a partir de 30, não se esqueça de reaplicar o produto de duas em duas horas ou após o contato com água.
Escolha o filtro solar de acordo com a sua pele, como protetores solares específicos para peles oleosas ou com manchas. Dessa forma, é possível garantir a proteção da pele e criar uma rotina antifotoenvelhecimento. Além disso, o uso de chapéus e bonés também é benéfico para diminuir a ação desses raios solares.
A linha L’Oréal Paris UV Defender traz protetores solares faciais enriquecidos com ácido hialurônico para a sua rotina de cuidados diários com a pele. O ácido hialurônico é um ativo dermatológico reconhecido pelo seu poder de hidratação e ação antissinais, potencializando a sua proteção solar diária.
O Protetor Solar Facial Fluído conta com uma textura 11 vezes* mais leve, garantindo fácil absorção e aplicação na pele, e conta com FPS 60 enquanto o UV Defender Antioleosidade é recomendado para pele oleosa para uma proteção solar eficiente e também conta com FPS 60, assim como o UV Defender Hidratação Revitalizante.
Como tratar o fotoenvelhecimento?
A dermatologista Fabiana Wanick explica como tratar o fotoenvelhecimento. “Em casa a gente pode usar hidratante facial, protetor solar facial, antioxidante, alguns ácidos, alguns cremes clareadores prescritos por dermatologista. Além de procedimentos estéticos quando o fotoenvelhecimento está em níveis avançados”.
Além dos protetores solares faciais da linha UV Defender, a linha Revitalift Hialurônico conta com uma linha completa de rotina para pele enriquecida com ácido hialurônico. Esse ativo é reconhecido por sua ação hidratante e antissinais que pode ajudar no combate das primeiras linhas de expressão que surgem na pele. Confira a linha completa e comece hoje mesmo a ter os benefícios do ácido hialurônico na sua rotina de skincare.
*Teste sensorial versus L’Oréal Paris UV Defender FPS 60 Hidratação Revitalizante.
Matéria publicada em 17 de fevereiro de 2022, por Enext.