Se você costuma variar a cor do cabelo, talvez já tenha ouvido falar no círculo cromático. Também conhecido como círculo das cores, ele é usado em qualquer área que trabalhe com as cores, seja na moda, maquiagem ou mesmo na colorimetria capilar. Mas você sabe qual é a função dos círculo cromático na hora de colorir as madeixas?
Quer entender um pouco mais sobre o círculo das cores e como ele se encaixa na hora de mudar a cor do seu cabelo? Pode deixar que a gente explica tira todas dúvidas sobre o assunto e ensina a conquistar a cor perfeita usando o círculo cromático. Vem conferir.
Saiba qual a cor que combina com o seu estilo
Antes de tudo, o que é o círculo cromático?
Talvez você já tenha esbarrado com essa imagem nas aulas de artes da escola: um círculo formado por várias cores, criando uma espécie de degradê. Ele é usado em várias áreas para determinar cores que podem ser usadas juntas, seja por serem análogas ou complementares.
Ainda tá perdida? A gente explica: as cores que ficam lado a lado no círculo cromático são consideradas análogas - e isso significa que elas podem ser usadas em conjunto, criando um visual harmônico. Já as cores complementares são as que ficam em uma posição oposta no círculo - como o violeta e o amarelo. Elas também ficam ótimas juntas, já que criam um contraste maior, e servem para neutralizar tons.
Como o círculo cromático é usado nas colorações?
O estudo das cores análogas e complementares é fundamental para garantir que a cor que você deseja fique perfeita. Na colorimetria capilar, o círculo cromático muitas vezes aparece na forma de uma estrela de 6 pontas - chamada de estrela de Oswald -, mas o princípio é o mesmo. Ela é usada principalmente para matizar ou neutralizar as colorações.
Parece difícil, mas na prática é bem mais simples. Sabe quando você descolore os fios e eles ficam muito amarelos? O violeta ajuda a matizar a cor e deixar o seu cabelo menos amarelado porque essa cor é oposta ao amarelo. O mesmo vale para quando os cabelos castanhos ficam alaranjados e você usa um pigmento azul ou cinza para neutralizar.
O estudo das cores também ajuda a descolorir os fios
Não é só para matizar os fios que é importante entender o círculo das cores. Ele também é importante para saber como cada cabelo vai reagir à descoloração. O fundo de clareamento das madeixas - que depende da cor do fio - também segue essa lógica.
Por exemplo, os cabelos castanhos escuros têm fundo avermelhado e, se o seu objetivo é assumir um visual loiro claro, é preciso passar pelo laranja e amarelo até chegar aos tons amarelos claros - além de neutralizar a cor ao final. Para fazer isso com sucesso, e sem danificar demais o fio, é importante que o cabeleireiro conheça o círculo cromático.
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.