Que a menopausa traz várias transformações para o corpo das mulheres, não é segredo. Mas ela também acelera o processo de envelhecimento da pele? Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que se aproximam da menopausa e querem descobrir se a fase vai exigir novos cuidados no ritual de beleza.
Quer saber quais são os efeitos da menopausa na sua pele e se ela pode acelerar o surgimento das ruguinhas, linhas de expressão e flacidez? Então pode deixar que a gente conta tudo o que você precisa saber sobre o processo e como cuidar da pele para mantê-la linda e lisinha por mais tempo.
Afinal, a menopausa acelera o envelhecimento da pele?
O envelhecimento da pele é um processo natural, mas ele pode, sim, se intensificar a partir da menopausa. Nesse período, há uma redução na produção de colágeno, proteína presente na pele que garante a elasticidade. Por isso, muitas mulheres percebem um aumento na flacidez do rosto e do corpo a partir da menopausa.
A concentração de ácido hialurônico e de lipídios também é reduzida, fazendo com que a quantidade de rugas e linhas finas aumente e elas fiquem mais aparentes na pele. As manchinhas de sol também podem ficar mais intensas, já que a produção de melanina cresce nesse período.
Como cuidar da pele durante e após a menopausa?
É verdade que a menopausa pode acelerar o envelhecimento da pele, mas não precisa de preocupar: se quiser, você pode amenizar os efeitos desse processo. Assim como a acne e outras questões, as rugas, manchinhas e a flacidez também podem ser tratadas e minimizadas - mesmo após a menopausa.
Como a pele fica mais seca, a hidratação é fundamental para mantê-la macia e lisinha por mais tempo. O ideal é apostar em séruns - que são mais concentrados que as loções - com ingredientes como ácido hialurônico, ácido retinóico, vitaminas A e C e ativos que estimulam a produção de colágeno. Assim, você previne as rugas, linhas finas e aumenta a elasticidade da pele.
Outros cuidados que você pode ter para manter a pele linda
Os seus hábitos no dia a dia também influenciam na aparência da sua pele - e isso não é diferente na menopausa. A hidratação do corpo é fundamental para deixar a pele bem hidratada, por isso, é importante beber pelo menos 2 litros de água diariamente. A alimentação rica em fibras também ajuda a manter a elasticidade da pele.
Os cuidados com os raios ultravioletas devem ser ainda mais intensos na menopausa, já que nesse período o aparecimentos das manchas solares é maior. Por isso, evite se expor ao sol nos horários mais intensos e aposte no protetor solar todos os dias - ele é indispensável para fugir das manchinhas.
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.