Você já ouviu falar em lipofilling? É um tipo de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo, retirada na lipoaspiração, para preencher outras áreas, como pernas e nádegas. Mas para quem não sabe, o lipofilling também tem sido feita para dar volume a algumas áreas do rosto, como olheiras e bochechas: é que ao longo da idade, as rugas e a flacidez acabam deixando o volume e o contorno da face menos definido por conta da perda do colágeno e elastina. Confira mais detalhes sobre a técnica!
Como é feita a técnica de lipofilling no rosto?
A vantagem do lipofilling é que o procedimento usa a própria gordura corporal, e assim, há menos risco de o corpo rejeitá-la. A cirurgia funciona assim: retira-se gordura de áreas do corpo com muito volume, como coxas, nádegas, barriga ou flanco, através da lipoaspiração. Depois, essa gordura é injetada nas áreas do rosto que perderam gordura e firmeza, e que também tenham muitas rugas e flacidez, como ao redor dos olhos - que ficam mais fundos e com olheiras aparentes - bochechas, maxilar e redor dos lábios. Além de preencher e "alisar" essa pele, as células de gordura renovam o aspecto geral da derme.
Por que a pele do rosto perde volume e fica sem definição?
Enquanto se é jovem, a pele não tem rugas e nem flacidez por conta da alta quantidade de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Mas ao longo dos anos, a produção dessas substâncias vai caindo, fazendo com que a pele fique enrugadas, com linhas de expressão e, por fim, perdendo sua firmeza e volume. Além disso, a baixa produção de ácido hialurônico diminui, o que significa que a pele não tem mais tanta capacidade de reter água. É por isso que alguns procedimentos estéticos usam ácidos, como o retinóico e o hialurônico para preencher os sulcos da pele onde existem rugas, como testa, pálpebras e ao redor da boca.
Como proteger a elastina, o ácido hialurônico e o colágeno?
Para prevenir a flacidez e também para prolongar o efeito do lipofilling no rosto, a dica é apostar nos cuidados diários com os creme para rugas, também chamados de creme anti-idade. Eles funcionam para todos os tipos de pele - só é preciso sempre consultar um dermatologista para conferir os cuidados - e contém ativos com ácidos e outras substâncias que renovam a pele e protegem as fibras de colágeno que ainda estão intactas na pele. Além do creme, o protetor solar facial também é indispensável para prevenir as rugas, já que os raios solares causam fotoenvelhecimento.
Matéria publicada em 24 de fevereiro 2021, por Webedia.