O que é um rosto flácido?
“O rosto flácido é aquele que tem um efeito que ele está escorrendo, por estar pesado”, define a dermatologista Fabiane Wanick. Esse peso e excesso de pele acontece geralmente na parte inferior do rosto, o que faz com que essa área tenha mais sulcos visíveis.
“Os sulcos mais comuns são o sulco entre o nariz e a boca, que chamamos esses sulcos de nasolabial, e entre a boca e o queixo, chamado de sulco nasogeniano ou lábio mentoniano. Além disso, as pessoas com rosto flácido têm olheiras e a perda do contorno quando olhamos entre o rosto e o pescoço. A flacidez do rosto também faz com que a pele fique mole ao toque”, completa.
O que pode causar a flacidez no rosto?
A flacidez facial é uma das consequências do envelhecimento da pele, com o passar dos anos a pele vai perdendo ativos importantes como ácido hialurônico e colágeno, o que faz com que a pele perca sua elasticidade. Mas, além disso, fatores genéticos e falta de cuidados com a pele podem fazer com que a pele envelheça de forma precoce.
“A flacidez no rosto pode ser causada por tendência genética, algumas pessoas que têm pele flácida desde cedo”, explica a dermatologista Fabiana Wanick. “Uma outra determinante é o quanto a pessoa cuida a pele dela. Aquela pele que pega muito sol sem protetor solar facial, a pessoa que não dorme direito, não se alimenta bem, não pratica atividade física ou fuma faz com que o nosso corpo produza mais radicais livres. Com isso o colágeno e ácido hialurônico são degradados. Esses fatores podem aumentar a velocidade de envelhecimento da pele”, ressalta.
Como tratar a flacidez e deixar o rosto mais firme?
A principal forma de tratar a flacidez facial é através da hidratação facial e do uso do protetor solar. Dessa forma, é possível evitar a ação dos raios solares na pele e garantir uma barreira de proteção e hidratação para o rosto.
A dermatologista Fabiana Wanick ressalta que o ideal é evitar a flacidez facial com os cuidados prévios da pele. “O ideal é a gente começar a prevenir. O ideal é usar protetor solar facial todos os dias para evitar exposição solar. Outra alternativa é fazer procedimentos à base de ácido hialurônico ou de estimuladores de colágeno, para poder fazer com que o nosso rosto fique um pouco mais firme. Além disso, existem produtos para serem usados em casa durante o dia e noite que ajudam as células mais superficiais a produzirem um pouco mais de colágeno, melhorando a flacidez da superfície da pele”, ressalta
Benefícios do ácido hialurônico para a pele flácida
Entre os ativos importantes para o tratamento da flacidez facial, estão o ácido hialurônico, que age junto com o colágeno e faz com que a pele fique mais firme. “O ácido hialurônico é uma molécula que tem capacidade de hidratação, intumescimento e viço.
Quando você passa o ácido hialurônico na sua pele ele penetra nas camadas mais superficiais e deixa a pele mais entumecida, a sensação é que essa pele está mais firme e algumas linhas superficiais se apagam”, explica a dermatologista Fabiane Wanick. Por isso, criar uma rotina de skincare com ácido hialurônico é eficiente no tratamento e na prevenção da flacidez facial. Com a linha Revitalift Hialurônico, de L’Oréal Paris, você pode trazer os benefícios do ácido hialurônico para todas as fases dos seus cuidados com a pele.
Com o Gel de Limpeza Facial Hidratante e Água Micelar Ácido Hialurônico para uma limpeza eficiente e completa. Para o passo de hidratação, combine o Sérum Facial Preenchedor, que conta com 1,5% de ácido hialurônico, junto com o Hidratante Gel Creme Preenchedor que combina o ácido hialurônico com o ácido salicílico. Para completar a rotina de cuidados, aposte no protetor solar facial Solar Expertise, disponível nas versões com ou sem cor para você escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua pele.