A pele das mãos é uma das mais sensíveis do corpo por estar constantemente exposta ao sol. Com isso, a probabilidade de aparecerem manchas e flacidez é maior, mas não é só a exposição solar que causa marcas na cútis. As lâmpadas de ambientes fechados também emitem radiação ultravioleta. É por isso que, antes de fazer as unhas no salão de beleza, as mãos precisam estar protegidas com FPS para evitar o envelhecimento precoce e a perda de brilho e elasticidade que as luminárias usadas podem acarretar. Confira as dicas da dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle Madureira.
Pulso e dorso das mãos precisam de proteção solar
Apesar de serem regiões normalmente esquecidas no dia a dia, proteger o dorso das mãos, os dedos e o pulso com filtro solar é um hábito que deve ser incorporado à rotina. Além da exposição ao sol no cotidiano, a luz artificial usada para iluminar o trabalho da manicure pode oferecer riscos contra a pele, aumentando a probabilidade do aparecimento de rugas e manchas escuras. "Todos os tipos de lâmpadas, inclusive a luz da TVs, computadores e celulares, emitem radiações que provocam manchas. Por isso, o uso diário do filtro, até mesmo em lugares fechados, é muito importante", explicou a dermatologista Jomara Estefaneli.
Um dos principais motivos que leva à necessidade de aplicar o produto é o fato de ser uma área mais frágil que outras. Ela é mais sensível a mudanças bruscas de temperatura, por isso o cuidado deve ser ainda mais intenso. A falta de atenção a estas partes do corpo podem ser ainda um complicador para a aparência, pois agrava o visual envelhecido.
Aparelhos de unhas de gel também emite radiação ultravioleta
Há quem encontre a solução de problemas como demora no crescimento ou o hábito de roer as unhas nas unhas artificiais. Ideal também para as mulheres que buscam praticidade, elas podem durar até 20 dias, otimizando assim o tempo de manicure. Mas em 2013, a Escola de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, descobriu que as máquinas usadas para secar as unhas de gel também emitem radiação ultravioleta e podem causar câncer de pele no dorso das mãos, em casos de exposição excessiva.
As unhas, que são um preparado de gel e pó acrílico, precisam ficar expostas à radiação artificial por cerca de 15 a 20 minutos e, por isso, o filtro solar aplicado antes de começar o processo é essencial. De acordo com a dermatologista, o aparelho, até hoje, continua sendo prejudicial. "Como não há tempo comprovadamente seguro, é recomendado usar sempre o filtro solar neste procedimento", explicou Jomara.
Protetor solar com toque seco facilita aplicação nas mãos
Algumas mulheres podem se incomodar com a sensação pegajosa ou oleosa que alguns protetores cremosos podem entregar nas mãos e nos dedos, mas para evitar o desconforto, a dica é usar um filtro solar oil-free ou toque seco, que têm fórmula mais sequinha e à prova d'água. Assim, o produto vai absorver mais rápido e não irá escorrer ou deixar as palmas das mãos oleosas.
De acordo com a dermatologista Jomara Estefaneli, as mãos não envelhecem mais rápido, mas a falta de proteção pode afetar a aparência da pele. "O envelhecimento cronológico é igual para todas as partes do corpo. O problema é que a região das mãos, além de não ser uma área que as pessoas tenham o hábito de cuidar ou repassar o filtro, possui uma pele mais fina, realçando mais as linhas de envelhecimento", explicou.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.