Raízes oleosas e pontas ressecadas: combatendo os efeitos da progressiva
Após a escova progressiva, é comum que a raiz do cabelo fique mais oleosa. Os fios lisos já têm maior tendência a serem oleosos que os cacheados, além disso, o produto usado para fazer a escova penetra na hipoderme e causa uma aceleração na produção das glândulas sebáceas. Para combater o problema, é recomendado usar shampoos específicos para esse tipo de cabelo, além de investir em um antirresíduos para ser utililzado uma vez por semana. Também é contraindicado lavar os cabelos com água quente, pois isso estimula a produção de gordura. O inconveniente é ainda maior para quem faz escovas com formol, pois a substância forma uma película que não deixa o sebo penetrar no fio, fazendo com que ele permança na superfície e provocando o aspecto de cabelo sujo.
Apesar da oleosidade no couro cabeludo, as pontas dos fios sofrem com o ressecamento. A química da escova altera a disposição da queratina nos fios, o que danifica os cabelos. Para ter pontas bonitas sem aumentar o problema na raiz, utilize o condicionador apenas no comprimento dos fios e aposte em produtos específicos para essa parte do cabelo, como óleos reparadores de pontas.
Reação alérgica pode provocar dermatite seborréica
A descamação do couro cabeludo não é, necessariamente, uma reação alérgica. "Essa descamação acontece pois o produto possui alto teor de acidez e quando em contato com o couro cabeludo provoca esse efeito. Caso aconteça uma reação alérgica, a pessoa pode ser surpreendida por um edema de glote, além de surgirem erupções na pele", afirma a terapeuta capilar. A alergia pode provocar dermatite seborréica, que costuma regredir com o tempo. Caso não haja melhora, é necessário recorrer a um dermatologista que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. É importante saber qual produto será usado no procedimento. Se houver qualquer tipo de problema, evite-o nas próximas vezes em que for fazer a escova.
Hidratações semanais para recuperar os fios
Como a progressiva muda a distribuição de queratina do cabelo, os fios elásticos são mais um efeito colateral decorrente do tratamento. Hidratação caseira semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, podem amenizar o problema. "Para tratar os danos causados pela escova é necessário fazer a reposição dos aminoácidos e lipídeos retirados pelo processo. Os produtos devem conter alto poder de reconstruir internamente a fibra capilar", explica Neide, do salão Single Hair & Beauty.
A escova progressiva pode dar o efeito de fios bem lisos ou com algumas ondas, dependendo da forma que o produto é aplicado e da secagem realizada pelo profissional. Mas, às vezes, os cabelos ficam com o aspecto chapado, sem movimento algum. Isso acontece porque a progressiva deixa resíduos nos fios, que vão se acumulando e deixando os cabelos cada vez mais lisos. Se o efeito da escova não foi o desejado e a vontade for ter o ondulado de volta, procure um cabeleireiro para aplicar um reconstrutor de cachos. Mas, se a intenção é não deixar os fios com aspecto tão chapado, uma das soluções é apelar para truques como desfiar os fios com um pente fino.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.