A escova progressiva é uma das técnicas mais usadas pelas mulheres que querem alisar o cabelo e deixar os fios bem alinhados. Ela é muito popular e pode ser usada em cabelos ondulados, cacheados e crespos, o que faz com que seja um tratamento muito versátil. Mas será que existe algum ponto negativo na escova progressiva?
Se você já faz esse alisamento - ou está pensando em começar a fazer - e quer saber as vantagens e desvantagens da escova progressiva para o seu cabelo, a gente pode te ajudar. Vem conferir essa matéria para descobrir o que o tratamento faz com os fios (além de alisar, claro), quem pode fazer e quais devem ser os cuidados com as madeixas.
O que a progressiva faz no cabelo?
A escova progressiva é um procedimento de alisamento capilar que modifica a estrutura da fibra, deixando uma textura alinhada e lisa. É um procedimento muito buscado por quem tem cabelos naturais cacheados e ondulados, pois a progressiva deixa os fios extremamente lisos, facilitando os cuidados com os fios no dia a dia.
Em relação a reação química, a escova progressiva basicamente atua na mudança da estrutura da cadeia da queratina, fazendo com que haja uma mudança nas ligações das estruturas do cabelo, que são realocadas com o auxílio térmico, como a chapinha.
Quais são os tipos de escova progressiva?
Na hora de fazer a escova progressiva, talvez você se depare com algumas opções de procedimento que usam diferentes nomes. Abaixo, confira os tipos de escovas progressivas que são popularmente conhecidas e realizadas nos salões de beleza:
● Escova indiana: composta por alguns ingredientes como o cravo-da-índia, sândalo e amêndoas doces. Sua formulação é desenvolvida com substâncias antioxidantes, que atuam na neutralização dos radicais livres e ainda contém aminoácidos em sua fórmula.
● Escova marroquina: composta por queratina, extrato de cacau, argila e proteínas da seda, a escova marroquina é um dos tipos de escova progressiva mais realizados nos salões de beleza.
● Escova de chocolate: com extrato de cacau, cafeína, ácidos graxos e proteínas da seda presentes na sua composição, é um tipo de escova progressiva menos agressiva, que ajuda na diminuição do volume e alisa bem os fios.
● Escova inteligente: é um tipo de procedimento que atua na hidratação e revitalização dos fios, atuando apenas na redução dos fios, sem deixá-los completamente estirados, proporcionando maior naturalidade ao visual.
● Escova progressiva com formol: esse tipo de alisamento deve ser evitado, pois além de proibido, ele prejudica a saúde, causando irritação, queda de cabelo, queimadura e ardência. Em casos mais graves, ao inalar o produto durante a relação do pericemento, pode causar bronquite, dificuldade para respirar e edema pulmonar. É um componente não autorizado pelo órgão de segurança sanitária, a ANVISA.
Como fazer escova progressiva no cabelo?
Para fazer a escova progressiva no cabelo, é indicado procurar um profissional de confiança, pois é um produto trabalhoso, demorado e que exige certa expertise com cabelos para serem feitos. Os produtos de escova progressiva, comumente é vendido apenas para profissionais cabeleireiros, portanto faça o procedimento apenas no salão, evitando danos profundos e irreversíveis nos fios.
Quanto tempo dura a progressiva?
Se você faz parte do grupo das mulheres que não querem ter muito trabalho com o cabelo no dia a dia, nem ter que ir ao salão toda semana, a escova progressiva também pode ser uma boa opção. Isso porque o alisamento dura aproximadamente 3 meses, deixando o cabelo liso e controlado por mais tempo que outros tratamentos.
É verdade que progressiva estraga o cabelo?
Depende muito da condição do seu cabelo, da saúde capilar e de como o procedimento foi realizado. Sabemos que as composições da escova progressiva é capaz de mudar a estrutura do fio e para que nada de ruim aconteça, é necessário ter hábito de cuidado capilares que cuidam da fibra e fortalece o cabelo, dessa forma os danos da progressiva não sofrer com danos profundos nos fios, a ponto de causar um dano irreversível.
Se o procedimento é realizado em cabelos desnutridos e pouco saudáveis, a probabilidade de haver danos nos fios é grande, por isso procure um cabeleireiro de sua confiança para realizar esse procedimento no cabelo.
Quando não devo fazer progressiva?
Não faça nenhum tipo de procedimento químico quando o seu cabelo estiver sensibilizado, quebradiços desnutridos e pouco saudável, pois quando a fórmula entre em contato com a fibra capilar, pode ocasionar um dano irreversível prejudicará ainda mais a saúde do seu cabelo, como a queda capilar, fios quebradiços e corte químico.
Quais cuidados ter com o cabelo com progressiva?
Por ser um procedimento químico, depois de realizar escova progressiva, será necessário adotar alguns cuidados que ajudarão o seu cabelo a recuperar os nutrientes que foram perdidos durante a execução do procedimento. Saiba mais quais cuidados adotar:
Apostar em um cronograma capilar é essencial
O cronograma capilar deve ser incluído na sua rotina de cuidados capilares, pois ele ajuda a restabelecer a nutrição, hidratação e contribui para a reconstrução da sua fibra. A nutrição é responsável por devolver os lipídios dos fios, ajudando a revestir a fibra com a oleosidade natural do cabelo, evitando a perda de hidratação. A hidratação ajuda na retenção de água dos fios e a reconstrução irá atuar na recuperação da massa e densidade capilar.
Para isso, aposte nos produtos Elseve! A hidratação capilar pode ser feita com a linha Hidra Hialurônico, que oferece 4x mais hidratação e 7x mais força para os fios. Enquanto a linha Óleo Extraordinário oferece nutrição profunda já que a fórmula conta com a tecnologia de micro óleos de 6 flores preciosas. Para reconstrução capilar, o ideal é a linha Reparação Total 5, que conta com cicatri-ceramida em sua fórmula, para cabelos firmes e saudáveis.
Quantas vezes por semana pode lavar o cabelo com progressiva?
Pode manter a lavagem dos fios entre dia sim e dia não, intercalando a higienização do couro cabeludo e do comprimento. Evite lavar diariamente para não reduzir o efeito alisante.
Qual a diferença entre a progressiva é o botox?
O botox é um procedimento voltado para trazer maior brilho, maciez e redução do frizz nos fios. Seu objetivo não é alisar o cabelo, assim como a escova progressiva, por esse motivos eles são procedimentos diferentes com objetivos distintos.