Secadores com íons são conhecidos por sua potência na hora da escova, mas quem não quer um liso chapado e reto pode ficar receosa na hora de usar o equipamento. A cabeleireira Adriana Copello tira todas as dúvidas sobre as propriedades da ionização e ensina como obter uma escova encorpada, volumosa e cheia de movimento.
Para que serve o secador com íons e como ele afeta o fio
Para ficar por dentro da questão, primeiro é preciso saber exatamente como funciona a atuação desses equipamentos com íons. "A diferença desse tipo de secador para os outros comuns é que ele esquenta mais e sela melhor as cutículas, o que proporciona brilho aos cabelos", revela Adriana.
Segundo a profissional, mesmo as mulheres que não buscam um liso chapado podem usar esse tipo de jato sem medo: "não acho que o uso de secador com íons vai atrapalhar na construção de uma escova volumosa. Sua função é dar brilho através da selagem das cutículas e promover uma melhor secagem dos cabelos, nada disso afeta o volume", explica.
O segredo de uma escova encorpada e volumosa está em outros fatores
Se o secador não tem tanta influência na hora de conseguir volume, a profissional garante que algumas técnicas são certeiras para deixar as madeixas nesse estilo durante a escova: "Depois de secar toda a umidade dos fios, modele o cabelo com a escova fazendo movimentos de dentro para fora e em espiral: isto sim vai trazer volume para os fios e ainda deixar uma leve ondulação", revela a expert.
Outro segredo eficiente está na mousse, espuma que encorpa os fios e os deixa mais volumosos depois de secos. Para Adriana essa seria a alternativa ideal para quem já tem os fios muito lisos mesmo sem escova, com a ressalva de prestar atenção na quantidade e composição do produto: "uma mousse específica para cabelos finos resolve o problema, mas ela precisa conter agentes hidratantes na fórmula e não pode ser passada com exagero - do contrário os fios podem acabar ressecados com o uso diário ou apresentar um aspecto duro por excesso de produto", conta.
Não confunda o tipo de íon
O tipo de íon que sela as cutículas e dá brilho é o negativo, mas as mais atentas devem ter notado que também existe sua versão inversa no mercado: o jato de ar com íons positivos. A função deste segundo é justamente fazer o caminho contrário: abrir a cutícula para que o cabelo receba melhor alguns tratamentos como hidratações e cauterizações, que precisam agir dentro do fio.