A maciez, hidratação e firmeza da nossa pele é resultado de uma rotina de cuidados de uma rotina de skincare, mas também responsabilidade de alguns ativos presentes no nosso organismo que garantem o melhor funcionamento dessas características.
Dois desses ativos são o colágeno e o ácido hialurônico, ativos presentes em nosso corpo, mas que com o passar do tempo têm seus níveis diminuídos. Para você entender como o colágeno e o ácido hialurônico agem na nossa pele qual os benefícios de cada um, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas informações sobre esses ativos. Confira!
O que é ácido hialurônico?
A dermatologista Fabiana Wanick explica com mais detalhes sobre o que é o ácido hialurônico. “O ácido hialurônico é uma molécula que é produzida pelo nosso corpo. Ela é uma molécula de açúcar e está presente em diferentes regiões do nosso corpo como pele, articulações, olhos. Ela é um constituinte importante de uma área que a gente chama de matriz extracelular, é uma área que fica entre as células e ela é importante para manter essas células em contato. A região fica entumecida como se ela estivesse encharcada, então isso ajuda a manter a hidratação, o equilíbrio de água e a função entre as células, inclusive influenciando na produção de colágeno”.
O ácido hialurônico conta com ação de hidratação e ação preenchedora. Ele é responsável por garantir a hidratação facial além de proporcionar preenchimento de linhas de expressão com essa ação. Essa ação preenchedora garante uma ação antissinais e anti-idade para esse ativo dermatológico, o que faz com que ele ajuda na prevenção de rugas e linhas de expressão.
Apesar de estar presente na pele, a partir dos 25 anos essa produção começa a diminuir, o que faz com que os primeiros sinais de envelhecimento fiquem mais evidentes. Por isso, o uso de produtos com ácido hialurônico é uma boa forma de proporcionar os benefícios desse ativo através do uso tópico do ativo. A linha Revitalift Hialurônico conta com uma rotina completa de cuidados para pele enriquecida com esse ativo, o que traz os benefícios do ácido hialurônico para a sua pele.
O que é colágeno?
Agora, a Dra. Fabiana detalha mais sobre o colágeno e como ele age na nossa pele. “O colágeno é uma proteína que se encontra em pequenos agrupamentos, eles ficam em diferentes posições da pele como se ela formasse uma rede. Isso acaba ajudando a firmar e a sustentar tudo no lugar. Ele está muito presente na nossa pele mas a sua quantidade diminui à medida que vamos envelhecendo. Com isso, é como se o colágeno ficasse fragmentado, ele vai perdendo a sua eficácia também por conta disso. O sol é um dos maiores influenciadores da degradação de colágeno”.
Assim como o ácido hialurônico, a diminuição de colágeno no corpo também pode ser reposta através do uso de produtos dermatológicos e também com a ingestão de alimentos e suplementos. Para isso, é sempre importante consultar um especialista para que seja indicado o melhor tratamento para cada tipo de pele.
Qual a diferença entre colágeno e ácido hialurônico?
Agora, se você ainda está em dúvida sobre a diferença entre a função do colágeno e do ácido hialurônico na pele, a dermatologista Fabiana Wanick detalha as principais diferenças entre os dois ativos e como eles podem ser benéficos quando atuam em conjunto na pele. “O colágeno sustenta, prende e firma a pele. O ácido hialurônico hidrata e preenche. O ácido hialurônico pode influenciar na formação de colágeno, já que ele permite que as células se comuniquem entre si, incentivando ou segurando a produção de colágeno” , explica a dermatologista.
Matéria publicada em 17 de fevereiro de 2022, por Enext.