Ter madeixas lisas pode ser um desafio para brasileiras de cabelos finos. O clima quente e úmido do país não contribui muito para a manutenção da escova, que em pouco tempo pode ganhar frizz e uma textura mais áspera . O top cabeleireiro Proença deu algumas dicas para quem sofre com essa questão e entre elas estão a poderosa chapinha, alguns produtos essenciais e uma mudança radical na forma de usar os fios.
Chapinha e os produtos certos prolongam a escova
Proença esclarece que cabelos finos já possuem maior tendência ao frizz e que a temperatura e umidade que imperam no país só pioram o problema, deixando uma escova ainda mais difícil de ser mantida. Apesar disso, o revelação profissional que alguns passos como o uso da chapinha, que ajuda a selar o fio , podem resolver a questão. Outra estratégia importante é aderir a produtos com termoativos próprios para serem usados antes da escova. Como já diz o nome, eles são ativados pelo calor e criam uma camada sobre o fio que protege contra umidade e, consequentemente, contra o frizz. Segundo o cabeleireiro, esse tipo de produto "ajuda a manter a memória do fio", prolongando o tempo do liso.
Apesar de todos os pontos a favor, o profissional alerta que as donas de cabelos finos precisam testar bastante esse tipo de produto para saber qual deles vai se adequado ao cabelo: "como o fio é fino, alguns podem deixar-lo mais pesado" , revel.
Mude a textura e valorize o seu formato
Se a vontade de ter madeixas lisas não combina muito com o clima e o tipo de cabelo, Proença lembra que existem outras texturas que se encontram adequadamente a esses fios. "Minha sugestão é alternar o liso com as ondas da moda, sem estilo praia . É uma forma de utilizar as características do seu cabelo a seu favor", conta. A vantagem de mudar para ondulações mais despojadas é que será possível usar um deixar para ajudar a esculpir o fio e controlar o volume e o frizz.
Matéria publicada em 24 de fevereiro 2021, por Webedia.