O uso constante de secador e chapinha pode fazer com que o calor excessivo destes aparelhos sejam a causa dos cabelos ressecados e sem vida. Para salvar o visual dos fios e mantê-los saudáveis mesmo com escovação frequente é usar um termoprotetor antes de secar. Os produtos com essa característica possuem em sua composição substâncias nutritivas que são ativadas pelas altas temperaturas do secador ou prancha, hidratando as madeixas e criando uma película de proteção na fibra capilar.
Fios protegidos e lisos por mais tempo
A cabeleireira Vera Mosconi explica que, além de proteger do calor, os protetores térmicos ainda podem deixar o cabelo liso por mais tempo , pois eles fecham a escama dos fios: "esse produto protege os fios do calor do secador e da prancha impedindo que eles quebrem. Os termoativos formam uma película protetora em volta do fio, selando a cutícula, o que protege do calor e evitar a formação de frizz".
Sérum, creme ou spray
O protetor térmico pode ser encontrado em diversas fórmulas, desde cremes, até séruns e sprays. Independente do tipo, devem ser aplicados nos cabelos limpos e ainda úmidos. Para escolher a consistência ideal, é importante levar em consideração a quantidade e o tipo de cabelo. Os mais pesados e que precisam de mais esforço para serem modelados, como os crespos e cacheados, pedem a versão em creme. Se os cabelos forem mais finos ou só receberem uma chapinha rápida, escolha séruns e sprays para não deixá-los oleosos.
Os termoprotetores não são apenas as mulheres que alisam os cabelos. As donas de fios cacheados também devem usar termoativadores para proteger os fios quando usarem o difusor, mas o ideal é que as ondas sejam secas ao natural pela maior propensão de ressecamento deste tipo de cabelo. Vera Mosconi ensina que para evitar esse efeito danificado nas madeixas, é importante hidratar os fios a cada 15 dias com produtos emolientes e nutritivos, como os à base de manteiga de murumuru.
A professora Helena Sap, da pós-graduação em Estética e Cosmetologia da Universidade Veiga de Almeida também indica o cuidado, principalmente para quem expõe os fios à temperaturas excessivas: "é interessante um tratamento prévio de hidratação, porque a exposição intensa pode agir negativamente nos fios, causando queda e até alopécia",
Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.