Para dar um volume ideal aos cabelos e conseguir um estilo sensual todos os dias é possível se aproveitar de alguns truques fáceis e rápidos que dão nova cara aos fios. Para quem quer evitar os danos causados pelo uso diário de babyliss e ainda conseguir madeixas com movimento, a opção é investir em técnicas que não precisem sacrificar a saúde da fibra capilar e ainda modelem os fios. As opções funcionam para todos os tipos de cabelo, dos mais finos e que não encorpam, aos que teimam em grudar na raiz.
Confira dez dicas para dar volume aos fios sem usar o babyliss:
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Desfie os cabelos
A técnica é mais conhecida por dar acabamento a penteados com pequenos volumes, como um topete ou uma finalização mais ao estilo dos anos 1960, mas dá certo para quem deseja fios encorpados. Para desfiar as madeixas, penteie delicadamente o cabelo em direção contrária a seu crescimento. O segredo para o volume ideal é não exagerar no efeito, e depois do processo, ajeitar a cabeleira com as mãos para não deixar o penteado com aspecto alto.
Corte os fios em camadas
Camadas são a solução para quem sofre com a falta de volume. O corte consegue fazer uma transição entre as madeixas, deixando as mechas mais leves - o que faz com que eles fiquem naturalmente mais volumosas do que com cortes retos.
Spray de volume
Para conseguir um volume natural nos fios sem deixá-los com aspecto pesado, a sugestão é optar por sprays de volume, que encorpam as madeixas sem pesar. Para que isso aconteça, procure produtos de fórmula leve - para evitar o efeito capacete - e passe na raiz e nas extensão dos cabelos até a altura das orelhas. Depois penteie e ajeite com os dedos, para conseguir a textura desejada.
Faça um swoosh
A jogada de cabelo feminina pode ajudar a dar volume instantâneo. Conhecido também como swoosh, a técnica consiste em dividir as madeixas para o lado e ajeitar com os dedos. Fácil de fazer, o resultado confere um look com fios volumosos e sensuais.
Secar o cabelo de cabeça para baixo
A técnica que acentua a raiz alta de muitas mulheres pode ser usada a favor das donas de madeixas sem volume. A técnica de secar o cabelo de cabeça para baixo ganha ajuda da gravidade para criar fios mais encorpados e separados do couro cabeludo. Para quem tem fios muito finos e que perdem o modelado rapidamente, a sugestão é aliar o procedimento a um spray de volume.
Raízes levantadas enquanto seca
Aposte em raiz levantada com a escova. Para fazer a técnica, no momento da escovação, coloque a escova abaixo da raiz e modele puxando as mechas para o alto. Os fios ficarão encorpados e com volume ideal.
Amasse os fios
"Amassar" o cabelo também é uma técnica muito usada para dar volume. Para conseguir o efeito sexy nos fios, passe um produto modelador como um mousse ou pomada e separe mechas, juntando nas mãos e indo para o alto em direção ao couro cabeludo. A técnica ajuda a dar novo formato aos fios, que secam com mais movimento.
Coque - ou coques - para dar volume
Se há a opção de deixar os fios bonitos de um dia para o outro, aposte nos coques. Para conseguir o volume com essa técnica, faça um coque baixo nas madeixas e vá dormir. Ao soltar no dia seguinte, o cabelo terá ondas suaves e sensuais. Para madeixas ainda mais encorpadas, faça mais coques em locais diferentes do couro cabeludo.
Use o shampoo corretamente
A falta de volume pode ser consequência do uso errado do shampoo. Se o produto não é retirado corretamente dos fios, eles ficam pesados e grudados na raiz. Se mesmo enxaguando corretamente o cabelo continuar sem volume, aposte em shampoos e condicionadores que não pesem nas madeixas, além de uma finalização diferente.
Megahair, extensões e outros tipos de apliques
Para transformar os cabelos de um dia para o outro ou adicionar algumas mechas que vão fazer a diferença no look, megahair e apliques conseguem encorpar os fios e dar nova cara ao visual. Apesar do efeito instantâneo, esse tipo de acessório precisa de cuidados especiais, pois é mais frágil que cabelos naturais.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.