A pele madura costuma ser, naturalmente, mais seca, por isso precisa de cuidados bem específicos para combater todos os problemas, como rugas e descamação, mas a preocupação fica ainda maior quando junto com essa característica, a cútis ainda apresenta uma sensibilidade excessiva. Produtos comuns podem não só evidenciar o ressecamento como ainda criar irritações indesejadas. Para evitar, é muito importante criar uma rotina especial - confira as dicas e saiba qual a melhor forma de cuidar deste tipo de pele!
Produtos suaves são chave para limpar a pele seca, sensível e madura
Com o passar do tempo, a pele vai perdendo a sua oleosidade natural, por isso a maioria das donas de pele madura podem senti-la um pouco mais seca que o comum nos anos de juventude. No entanto, quando surgem descamações ou mesmo algum tipo de coceira, o problema passa a ser evidente e até desconfortável. Muitas vezes, o ressecamento cria sensibilidade e o primeiro passo para evitar todos estes incômodos é mesmo investir em um produto de limpeza bem suave.
A água micelar é uma ótima opção para limpar o rosto tanto de manhã quanto ao deitar, já que além de eliminar efetivamente todas as impurezas, ainda hidrata e reequilibra. Outra alternativa, especialmente para quem usa maquiagem todos os dias, são os demaquilantes cremosos ou leitosos, que também são bastante suaves e hidratantes. Ao investir em uma espuma facial, que também é uma boa escolha, certifique-se que esta tem propriedades reparadoras e nutritivas, que combatam eficazmente os sinais da idade.
Esfoliação semanal também deve ser inserida na rotina de beleza
A esfoliação também é essencial, para remover todas as peles secas e células mortas da superfície cutânea. No entanto, quem tem pele seca, madura e sensível deve evitar ao máximo fazê-lo diariamente, e criar o hábito de esfoliar apenas uma vez na semana. Na hora de escolher o produto, prefira o mais suave possível, reequilibrando imediatamente após o tratamento com um tônico específico e sem álcool.
Invista em cremes e séruns de tratamento nutritivos que promovam a renovação celular
Depois da pele bem limpa e tonificada, é a hora de hidratar. Quem tem este tipo de pele não deve pular esta etapa, já que é ela que vai garantir a sua nutrição e conforto durante todo o dia. Ao escolher o seu hidratante de dia, procure um que seja enriquecido com Pro-Retinol A, um poderoso ativo anti-rugas conhecido por estimular a renovação celular, e vale também investir em uma fórmula com FPS para incrementar o poder de proteção do seu protetor solar. Quanto ao hidratante noturno, as mesmas regras são válidas, e uma boa dica é complementar o tratamento com um sérum reparador.
Proteção solar é indispensável durante todo o ano
Por fim, é essencial lembrar a importância da proteção contra os raios ultravioleta. Especialmente para quem tem pele seca e sensível, já com sinais visíveis de envelhecimento, é essencial não esquecer de aplicar um protetor solar de fator igual ou superior a 30. Vale ainda incrementar a sua proteção com cosméticos que também contenham FPS, como BB Cream ou mesmo os seus produtos de maquiagem.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.