O cronograma capilar é a solução ideal para recuperar os cabelos danificados e manter os cuidados de todos os tipos de fio em dia - mesmo que eles estejam saudáveis e não tenham passado por nenhum procedimento químico. Combinando hidratação, nutrição e reconstrução por três dias na semana durante o período de um mês, ele entrega todos os nutrientes que as madeixas precisam para ficarem fortes, macias, com brilho e livres dos danos do dia a dia.
Na hora de organizar o calendário do seu cronograma, não é obrigatório se guiar por uma tabela e você pode montar sua própria rotina de acordo com as necessidades do seu fio - sem esquecer que a hidratação deve ser o primeiro tratamento e que a reconstrução precisa ser feita de 15 em 15 dias - ou semanalmente, se a elasticidade também for um problema.
No entanto, para te ajudar a organizar todos esses cuidados sem erros, a dica é começar a se guiar por um calendário fixo com a rotina ideal para cabelos muito danificados. Veja a tabela acima com as máscaras indicadas para cada etapa e comece já seu cronograma!
Hidratação é o tratamento mais frequente do cronograma capilar
Não é exagero quando falam que hidratação sempre é bem-vinda! Aplicada de forma rápida - no próprio banho - ou de maneira mais detalhada, ela é indispensável para que qualquer tipo de cabelo fique mais brilhoso, macio e com movimento - já que repõe toda a água que os fios acabam perdendo por conta das agressões diárias.
Por ser o ponto de partida para qualquer tipo de tratamento, na hora de montar o cronograma capilar de um cabelo muito danificado, ela deve ser a primeira e, também, aparecer com mais frequência que as demais etapas.
Em que máscara apostar?
Como o nome indica, as máscaras precisam contar com componentes bem hidratantes para devolver toda a água que a fibra capilar precisa. O creme de tratamento Spa Elseve Hydra Detox, por exemplo, é uma ótima opção para essa fase por contar com glicerina e alga azul em sua composição. Além disso, por ter uma fórmula bem leve, também tem a vantagem de não pesar nos fios oleosos e de poder ser aplicada a partir de dois dedos da raiz até as pontas.
Nutrição devolve a oleosidade natural do cabelo
Depois da hidratação, a etapa de nutrição deve entrar em cena para selar a hidratação e devolver os lipídios do cabelo - ou seja, sua gordura. Contando com a ação de óleos e manteigas, ela devolve a oleosidade natural e impede que o cabelo fique com aspecto seco, opaco e sem brilho, além de também ajudar a controlar todo o frizz.
Nos cabelos muito danificados que estão sofrendo com ressecamento excessivo, além do uso de máscaras nutritivas, também vale recorrer à umectação capilar em alguns dias que essa etapa aparecer no cronograma - técnica usada há muitos anos pelas indianas, que consiste em aplicar apenas óleo do couro cabeludo às pontas.
Em que máscara apostar?
Como o objetivo do tratamento é reter a água dos fios com sua barreira lipídica e devolver a oleosidade natural do cabelo, uma boa opção para um tratamento mais intenso com a máscara é escolher as que contam com uma fórmula rica em óleos, como a Elseve Óleo Extraordinário Nutrição Intensa. Contando com uma combinação de micro-óleos de flores preciosas, o produto recupera, nutre e devolve a vitalidade dos cabelos muito secos sem pesar.
Reconstrução deve ser feita de 15 em 15 dias nos cabelos muito danificados
Quando um cabelo está muito danificado - seja por conta de procedimentos químicos ou agressões externas do dia a dia -, a reconstrução capilar é o tratamento mais importante! Por contar com componentes que repõem as proteínas, reconstroem e fortalecem a fibra capilar, é ela a responsável por entregar resultados mais imediatos para que os fios fiquem saudáveis novamente.
No entanto, como o cabelo fica mais rígido e pesado com essa reposição protéica, é preciso ter um certo controle na hora de aplicar cremes reconstrutores para que não haja nenhum efeito rebote. Nos fios saudáveis, por exemplo, uma reconstrução mensal já é suficiente; mas, para tratar os muito danificados, o ideal é aumentar essa frequência para 15 em 15 dias. O cuidado semanal só é indicado para os casos de madeixas muito elásticas, que precisam recuperar toda a massa capilar que perderam.
Em que máscara apostar?
Na hora de escolher o creme de tratamento, a dica é apostar nas máscaras que contem com proteínas - como a ceramida - e que prometam reparação da fibra capilar e fortalecimento do cabelo. Uma boa opção entre os produtos de L'Oréal Paris é a Elseve Reparação Total 5 Extra Profundo.
Matéria publicada em 17 de maio 2021, por Webedia.